Acompanhamento espiritual

11 de janeiro de 2023

Padre Fabiano Cézar da Silva explica o que é e como fazer acompanhamento espiritual.

A prática do acompanhamento espiritual deve ser entendida como um caminho que leva a uma contínua progressão. Cada cristão é chamado a descobrir o projeto de Deus a seu respeito e engajar-se nele, ou seja, conectar-se ao projeto existencial, ir encontrando e seguindo o seu caminho. Assim como as plantas devem produzir frutos, cada pessoa deve produzir frutos na sua condição e vocação.

O acompanhamento espiritual é uma prática empregada desde os primórdios da Igreja, que surge da necessidade humana de ser ajudado na pedagogia da fé. Aqueles que se sentem perdidos, estagnados, sem saber para qual caminho seguir podem buscar esta ajuda.

Essa prática consiste no esforço em distinguir os apelos que Deus nos dirige e em respondê-los. É uma obra conjunta a ser construída entre o acompanhado, dotado de vontade sincera, o acompanhante, dotado de prudência, e a ação de Deus, agente principal que dirige e transforma.

Sendo assim, o aconselhamento espiritual se dá em um processo dialogal que acontece por meio de encontros, na busca de tomar consciência da ação de Deus na vida do acompanhado. Não significa ceder ao acompanhante a responsabilidade de decisão da própria vida.

O acompanhado, ao falar, se apropria da sua existência, pois a escuta permite que se estruture e desenvolva a responsabilização e a decisão autônoma diante de si mesmo, não para se sentir melhor, mas para que seja melhor. O acompanhante, pela escuta, tem a função de situar o acompanhado na configuração a Cristo (assimilação da práxis de Jesus), e deve ajudar, animar, apoiar e esclarecer, possibilitando ao acompanhado avaliar suas motivações, escolhas, ações e enfrentar seus problemas com equilíbrio (sondar o coração).

Dessa maneira, o acompanhante ajudará o acompanhado a perceber as moções para fazer o discernimento, levando a acolhida daquilo que é de Deus e descartando o que não vem dele, chegando a um seguimento afetivo do Mestre Jesus, em uma comunidade de fé.

O acompanhamento espiritual proporciona um amadurecimento progressivo, uma ajuda para discernir e crescer nos níveis das virtudes, necessitando de tempo, de colaboração, de abertura de coração e mútua confiança para que a comunicação se estabeleça entre os envolvidos.

Muitas pessoas não precisam do acompanhamento, pois já encontram a direção da vida na sua relação com Deus, por exemplo, com a celebração da liturgia. Outras pessoas já sentem tal necessidade e devem buscar o acompanhamento com alguma pessoa competente que possa exercer esse ministério, podendo ser um padre, uma religiosa ou até mesmo um leigo mais maduro na fé.

Em todos os tempos, sempre houve vozes pertinentes que defenderam a necessidade do acompanhamento espiritual, pois não se consegue ver com perfeita clareza as coisas a nosso respeito. Por tanto, o acompanhamento espiritual é aconselhado para aqueles que desejam amadurecer na vida cristã, que querem crescer na intimidade com Deus e buscam uma vida de santidade.

Privacy Preference Center