Como orar com simplicidade?

11 de janeiro de 2023

Padre Flávio Sobreiro lhe ajuda a descobrir como orar com simplicidade de alma e coração.

 

Quando mergulhamos na oração, nossa alma entrega-se Àquele que não cansa de nos buscar. Orar é muito mais que pronunciar palavras. É uma imersão nos braços do amor divino. Mesmo no silêncio, podemos ser ouvidos. Deus escuta os silêncios da alma e decifra os códigos secretos dos sofrimentos que por vezes não conseguimos expressar.

Os santos fizeram em vida a experiência de deixarem-se conduzir pelo Autor da Ternura. Em Cristo, abandonaram todas as suas certezas e cultivaram a cada dia a dependência da graça celeste. Dependentes de Deus, somos guiados apenas por uma única verdade. Quando mergulhamos de alma no Coração Sagrado do Amor de Deus, nada mais pode roubar-nos o tempo precioso que ocupamos com nosso Amado Senhor.

O grande segredo da santidade não consiste em fazermos grandes coisas, mas fazer com amor as pequenas atividades de cada dia. Se em cada tarefa estiver nosso coração orante, então aquilo que fizemos terá em si toques de santidade e o amor de Deus acompanhará a alma de quem cumpriu sua obrigação com a ternura divina.

Orar é estabelecer com o céu uma ligação que supera o espaço e o tempo. Quando oramos, o tempo deixa de contar os segundos e minutos porque estamos presentes na eternidade do amor. No coração amoroso de Deus, o tempo não existe porque, quando somos amados e amamos, nenhum relógio pode marcar o tempo de amar.

O silêncio nos liga com o amor. Nessa sintonia profunda do encontro de nossa experiência terrena com a divindade celeste, as palavras ocupam um lugar secundário, pois, quando o Sagrado Coração de Cristo se encontra com a fragilidade de nosso humano e pecador coração, somos imersos na plenitude da misericórdia que abraça todas as nossas fragilidades e nos resgata das trevas, inaugurando em nossa vida a aurora de um novo tempo.

A simplicidade da vida de oração consiste em não procurarmos palavras difíceis para pronunciarmos diante do Senhor Amado. Ele sabe o que nossa alma deseja antes mesmo que nossas palavras ecoem da alma ou dos lábios. Falar ajuda a eliminar o medo que as dificuldades semeiam em nossa alma. Não é preciso um dicionário de palavras complexas para rezarmos em nossos momentos de oração, basta apenas falarmos a linguagem do amor e seremos compreendidos como na claridade das manhãs de sol ao alvorecer.

 

 

Privacy Preference Center