Pastoral Carcerária realiza Retiro Provincial

15 de março de 2023

A Pastoral Carcerária da Província Eclesiástica, que abrange a Arquidiocese de Pouso Alegre e as Dioceses de Guaxupé e Campanha, realizou no último sábado (12), um dia de Retiro Espiritual.

O Retiro Espiritual aconteceu na Diocese da Campanha, na Paróquia de São Sebastião, cidade de Cambuquira (MG). O dia de oração e reflexão foi conduzido pelo padre Alex José Adão, assessor da Pastoral Carcerária da Diocese da Campanha. O tema abordado foi: “Sagrada Escritura, alimento para a Vida Eterna”.

O Retiro teve início com a Celebração Eucarística realizada na Igreja Matriz de São Sebastião. Em seguida, os participantes foram conduzidos até o Parque das Águas localizado na cidade e ali, na Capela de São Judas e junto às fontes das águas minerais, refletiram sobre o encontro de Jesus com a mulher samaritana, que era o Evangelho daquele domingo.

Após o momento de reflexão no Parque das Águas, os membros da Pastoral Carcerária foram conhecer o Projeto Social da Paróquia São Sebastião, onde foi servido o almoço. No período da tarde, o dia de espiritualidade teve continuidade com uma reflexão sobre a Virgem Maria, meditando especialmente suas dores junto ao seu filho Jesus, preso, torturado e morto. Na conclusão do retiro, foi relembrada a missão da Pastoral Carcerária e também manifestada a alegria de estarem reunidos, pela primeira vez, agentes das três Dioceses que constituem a Província Eclesiástica. Foi ainda anunciado que o Encontro da Pastoral Carcerária do Regional Leste II da CNBB, acontecerá no próximo mês de abril, na cidade de Pouso Alegre (MG).

Segundo o senhor Manoel Messias Félix, coordenador da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Pouso Alegre, o dia de Retiro Espiritual teve o objetivo de unir as Dioceses, fortalecer a caminhada dos agentes, reconhecer a importância da ação pastoral no mundo do cárcere.

Ele também informou que, no final do Retiro, ficou estabelecido o compromisso da realização anual de um encontro provincial, visando uma maior comunhão no serviço realizado junto aos encarcerados, pela Arquidiocese de Pouso Alegre e pelas Dioceses de Guaxupé e Campanha.

Texto: padre José Luiz Faria Junior
Imagens: Manoel Messias Felix