São José: coração de esposo e de pai

15 de março de 2023

São José, era um homem simples e trabalhador. Era um humilde carpinteiro, que se tornou grande devido à escolha de Deus. Como um carpinteiro que trabalhava e esculpia a madeira que estava diante dele, José também se colocou, voluntariamente, nas mãos de Deus para que seu coração fosse esculpido e sua missão fosse realizada.

Quando Deus escolhe alguém para realizar um grande trabalho, Ele concede toda a virtude necessária a sua realização. A grandiosidade de São José consiste pela coragem de assumir a paternidade de Jesus, colocando-se inteiramente ao serviço do plano de salvação e ao acolher Maria como sua esposa. Com um coração de pai, José amou o Menino Deus. Com o coração de esposo, guardou Maria em Deus. Como patrono, José ama a Igreja. Com esse mesmo coração de pai e protetor da Sagrada Família, José ama e projete cada um de nós.

São José era um homem justo e pronto para cumprir a vontade de Deus. Por ser justo, não julgou Maria. Mesmo não dispondo de todas as informações, se decidiu pela honra, dignidade e vida de Nossa Senhora. Na sua dúvida sobre o melhor a fazer, Deus ajudou-o a escolher, iluminando o seu discernimento. Depois de Nossa Senhora, nenhum santo ocupa tanto espaço nos ensinamentos da Igreja como José. Nosso Senhor Jesus Cristo veio ao mundo, assumindo uma condição humana de grande fragilidade. Precisou de São José para ser defendido, protegido, cuidado e criado.

Todos os que recebem uma missão de Deus não estão livres de desafios e dificuldades. São José também não foi isento de problemas, pois, ao longo de sua jornada, certamente, também teve medos, inseguranças, dúvidas… José teve que fazer a longa viagem de Nazaré a Belém para o recenseamento. Teve dificuldades de não encontrar um lugar na hospedaria e viu seu filho nascer em um estábulo. Para salvar Jesus, José e Maria fugiram para o Egito. Quantas devem ter sido as dificuldades da Sagrada Família em terras estrangeiras! Porém, a esse homem, Deus confiou seus maiores tesouros: Jesus e Maria.

São José viu Jesus crescer em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens. Nas poucas informações que os Evangelhos trazem sobre São José, é possível aprofundar o seu papel na história da salvação. Em todas as circunstâncias da vida, José sempre fez a vontade do Pai, assim como Maria, na Anunciação, e Jesus, no Getsêmani. José confiou sempre nas palavras do anjo e devemos sempre aprender com ele o mesmo cuidado e responsabilidade: amar o Menino Deus e sua mãe.

Papa Francisco, em sua Carta Apostólica Patris corde, nos ensina que Deus confia nesse homem e São José não pode deixar de ser o Guardião da Igreja, por a Igreja ser o prolongamento do Corpo de Cristo na história e, simultaneamente, na maternidade da Igreja, espelha-se a maternidade de Maria.

A importância de São José é uma importância relativa ao próprio Jesus. São José tem importância em nossa vida, na nossa Igreja, na nossa fé, não por si mesmo, mas devido a Jesus. Por São José, cheguemos a Jesus. Que possamos aprofundar nossa espiritualidade, nossa fé e devoção a ele. Santa Teresa d’Ávila, em seus escritos, demonstra ter uma devoção muito especial por São José, afirmando que, sempre que buscou seu auxílio, nunca deixou de ser atendida. Que possamos renovar nossas forças e confiança em São José, suplicando-lhe que nos ajude a fazer sempre a vontade de Deus e aumente cada dia mais nosso amor por Jesus e Maria.

Oração

Ó glorioso São José, a quem foi dado o poder de tornar possível as coisas humanamente impossíveis, vinde em nosso auxílio nas dificuldades em que nos achamos. Tomai sob vossa proteção a causa importante que vos confiamos, para que tenha uma solução favorável. Ó pai muito amado, em vós depositamos toda a nossa confiança. Que ninguém possa jamais dizer que vos invocamos em vão. Já que tudo podeis junto a Jesus e Maria, mostrai-nos que vossa bondade é igual ao vosso poder. São José, a quem Deus confiou o cuidado da mais santa família, sede, nós vos pedimos, o pai e protetor da nossa, e impetrai-nos a graça de vivermos e morrermos no amor de Jesus e Maria. São José, rogai por nós que recorremos a vós. São José, nosso pai e protetor, rogai por nós!

Referências:
– Carta Apostólica Patris corde, Papa Francisco, 2020.
Leitura Meditada sobre a Carta Apostólica Patris corde, Papa Francisco – Padre Leandro de Carvalho Raimundo
Imagem: Vatican Media

Privacy Preference Center