São Luís Gonzaga: padroeiro da juventude

21 de junho de 2023

No dia 21 de junho a Igreja celebra a memória de São Luís Gonzaga. Vamos conhecer um pouco da vida desse jovem santo de nossa Igreja.

São Luís Gonzaga nasceu na Itália no ano de 1568. Era o primeiro filho de Marta Tana di Sántena e de Ferrante Gonzaga. Era de família nobre e recebeu de sua mãe a formação cristã e de seu pai, a motivação para ser príncipe.

Apesar de sua família ter muitas posses, desde cedo, Luís foi envolvido pelo amor divino e não se deixou influenciar pelo luxo e poder que sua família tinha.

“Na verdade, aos 5 anos brincava de fazer guerra; aos 7, ajoelhava-se, várias vezes por dia, para recitar os salmos penitenciais; aos 10, consagrou-se definitivamente a Maria, como ela se havia consagrado a Deus; finalmente, aos 12 anos, recebeu a Primeira Comunhão das mãos de São Carlos Borromeu, em visita pastoral à sua cidade”. (https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/06/21/s–luis-gonzaga–jesuita–padroeiro-da-juventude-catolica.html)

Bem cedo, Luís Gonzaga descobriu sua vocação à vida religiosa e quis ser padre. Ele confidenciou isso a sua mãe. No entanto, seu pai, ao saber disso, se opôs e, com intenção de desviar seu filho do caminho da vida religiosa, o levava para festas mundanas. Seu pai chegou a enviá-lo para cortes italianas para que desistisse de seguir a vida religiosa e, quem sabe, até se apaixonasse por alguém. No entanto, Luís Gonzaga se firmava ainda mais na decisão de entrar para a Companhia de Jesus.

Diante das zombarias e incompreensões de seus parentes, Luiz Gonzaga dizia: “Busco a salvação! Busquem-na vocês também!”.

Em 1585, Luís renunciou aos bens materiais e aos títulos em favor de seu irmão mais novo e partiu para Roma, ingressando-se na Companhia de Jesus, onde viveu seis anos.

Naquela época, houve, em Roma, uma grande epidemia de doenças, vitimando inúmeras pessoas.

Sendo fiel ao lema de sua congregação religiosa – “Como os outros” – ou seja, deixar de lado a sua origem nobre e os privilégios do seu estado de saúde, Luís saía a encontro dos doentes para ajudá-los, na companhia de São Camilo de Lellis. Certo dia, ao ver um doente abandonado na rua prestes a morrer, Luís pegou o doente e o levou para o hospital da Consolata. Provavelmente, foi nessa ocasião que Luís ficou contaminado. Adoeceu e, com apenas 23 anos, faleceu antes de fazer os seus votos.

São Luís Gonzaga foi canonizado em 1726 pelo papa Bento XIII, o qual o nomeou, anos depois, protetor dos estudantes. Em 1926, foi proclamado padroeiro da Juventude Católica pelo papa Pio XI. Em 1991, São João Paulo II o nomeou padroeiro dos pacientes de AIDS.

Oração

“Ó Deus, fonte dos dons celestes, reunistes no jovem Luís Gonzaga a prática da penitência e a admirável pureza de vida. Concedei-nos, por seus méritos e preces, imitá-lo na penitência, se não o conseguimos na inocência” (Oração do dia da memória de São Luís Gonzaga).

Referências:
Imagem: Vatican Media