A Comissão Especial para a Causa dos Santos apresenta propostas ao episcopado brasileiro

18 de abril de 2024

A 20ª sessão da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que se realiza em Aparecida (SP), foi dedicada à “Comissão Especial para a Causa dos Santos”, que visa ao fortalecimento da missão da Igreja Católica no Brasil no reconhecimento e promoção dos santos e mártires.

A comissão é constituída pelo presidente, o arcebispo metropolitano de Pouso Alegre (MG), dom José Luiz Majella Delgado, pelo bispo da diocese de Crato (CE), dom Magnus Henrique Lopes, e pelo bispo-auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), dom Júlio César Gomes Moreira. Exerce a função de secretário o subsecretário adjunto geral da CNBB, padre Patriky Samuel Batista.

Histórico e objetivo

Dom José Luiz Majella Delgado preside a Comissão. | Fotos: Victória Holzbach – Comunicação 61ª AG CNBB.

De cordo com dom Majella, a Comissão teve sua criação em 2016 sob a liderança do arcebispo emérito de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha, que afirmou: “É muito justo que a CNBB, entre suas diversas comissões, tenha uma dedicada à causa dos santos”. A comissão já desenvolveu e aprimorou diversos processos relacionados à causa dos santos.

O objetivo principal da Comissão é acompanhar os inquéritos diocesanos referentes à causa dos santos da Igreja no Brasil. Formada por especialistas e membros da CNBB, a comissão colabora com o Dicastério para a Causa dos Santos, por meio de orientações, informações e serviços para a formação de interessados na área.

Com estreita cooperação com o Dicastério para a Causa dos Santos, os objetivos estratégicos da comissão incluem a assistência aos bispos na etapa fase diocesana, além da promoção de encontros com postuladores das causas dos santos no Brasil. Em parceria com uma universidade católica no Brasil, está também prevista a criação de uma escola de formação para postuladores,

Postulador no Brasil

O postulador de diversos processos de beatificação e canonização no Brasil, o italiano Paolo Vilotta, participou da assembleia. Ele foi o responsável pelo processo de canonização de Santa Dulce dos Pobres e o de beatificação de Isabel Cristina Mrad Campos. Atua também em outros processos de beatificação, entre os quais o do Mons. Alderigi Maria Torriani, de nossa arquidiocese.

Paolo Vilotta deu destaque à colaboração entre postuladores das causas dos santos, o que fortalece os processos nas dioceses do Brasil. Segundo ele, a contribuição dos postuladores inclui a atualização das práticas e orientações do Dicastério para a Causa dos Santos.

Os membros da comissão apresentaram o projeto “Comissão dos Novos Mártires – Testemunhas da Fé”, uma iniciativa do Papa Francisco para o Jubileu de 2025. O projeto visa à criação de um catálogo dos mártires do primeiro quarto do século XXI, com seus nomes, vidas e memórias das pessoas que perderam a vida por causa da fé. Dom Majella concluiu sua apresentação com uma frase do Papa João Paulo II: “O Brasil precisa de muitos santos e santas.”

Com colaboração do padre Tiago Síbula (Comissão de Comunicação) – Comunicação 61ª AG CNBB

Na Coletiva de Imprensa desta quinta-feira, dia 18 de abril, dom Majella falou sobre o tema e também respondeu a perguntas de jornalistas sobre o assunto. Assista à Coletiva.

Matéria adaptada do site da CNBB, com citação relacionada ao processo de beatificação do Mons. Alderigi e à participação de dom Majella na Coletiva de Imprensa.