Arquidiocese disponibiliza Novena de Natal 2021
Coordenação Arquidiocesana de Pastoral lançou na última quinta-feira (11) a Novena de Natal. O material está disponível para download e celebração em cada família e nas comunidades, seguindo o protocolo sanitário contra a COVID-19.
Anualmente, a arquidiocese disponibiliza material próprio para a celebração da Novena de Natal nas comunidades, elaborado pela Comissão de Formação, composta pelos padres Rafael Gouveia, José Luiz de Faria Junior e Luciano Aparecido e pelos leigos João Bosco, Rita de Cássia, José Alcides e Luiz Rosa.
A novena deste ano está vinculada ao Ano de São José e tem como lema “José, Filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, pois o que nela foi gerado vem do Espírito Santo” (cf. Mt 1,20b). São propostos nove encontros que trazem temas relacionados às virtudes de São José como pai e trabalhador.
Por causa da pandemia da COVID-19, neste ano, pede-se que a novena seja feita em cada família, em pequenos grupos nas capelas das comunidades ou de modo virtual, seguindo as medidas de proteção contra a doença. A comissão que preparou o material sugere que os encontros sejam preparados com antecedência para favorecer um ambiente de acolhida e oração. Os cantos propostos nos encontros foram disponibilizados pela comissão para download. Acesse aqui as músicas.
Além disso, é proposta a concretização de um gesto concreto de solidariedade ao final da novena, como, por exemplo, uma campanha de arrecadação de alimentos, roupas ou dinheiro para doação a projetos sociais das paróquias, instituições beneficentes ou famílias carentes.
Padre Edson Aparecido da Silva, coordenador diocesano de Pastoral, destaca que a novena deve ser um tempo de encontros, de amizade e celebração da vida e da fé. “Seguindo os passos de São José, guardião da família de Nazaré, façamos uma redescoberta da festa do Natal em tempos tão difíceis com tantas perdas, incertezas e desafios que se sobrepõem em nosso dia-a-dia”, disse padre Edson.
A novena impressa está disponível nas paróquias e também para download. Mais informações estão disponíveis no blog da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral.
Bom dia