Arquidiocese divulga Plano de retomada das atividades litúrgicas e pastorais. Missas retornam em agosto

3 de julho de 2020

O arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, dom José Luiz Majella Delgado – C.Ss.R., divulgou na manhã desta sexta-feira (3), o Plano de retomada gradual das atividades litúrgicas e pastorais da arquidiocese em tempos de pandemia da COVID-19. É preciso ressaltar que se trata de uma transição que será feita em fases e que sua aplicação depende das condições sanitárias do momento e também das orientações da Secretaria de Saúde e Vigilância sanitária de cada município. O retorno das celebrações da Santa Missa com a presença de fiéis será em agosto, sendo a primeira missa celebrada na Catedral Metropolitana no dia 1º de agosto. Nas paróquias, as missas retornam no dia 2 de agosto.

A decisão foi tomada após uma avaliação prudente, tendo ouvido a Comissão Gestora para o Tempo de Pandemia e o Conselho de Presbíteros da arquidiocese. Cada pároco deve validar esse plano na secretaria de saúde do município.

Saiba como será o procedimento para cadastramento dos voluntários
Saiba como será o retorno das celebrações da Santa Missa com a presença dos fiéis
Saiba quais são as orientações para atendimento de confissão, bênçãos e direção espiritual
Saiba quais são as orientações para os Sacramentos do Batismo, Matrimônio e Unção dos Enfermos

“Oferecemos um plano de retomada em sintonia com as orientações da CNBB, que acontecerá por fases, em um processo gradual, sempre em permanente diálogo dos párocos com as autoridades sanitárias de cada município da Arquidiocese, para sua efetivação de acordo com as condições de cada realidade. Por isso, nenhuma paróquia iniciará a execução deste plano sem antes apresentá-lo à Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária do município, solicitando por escrito sua validação, que deve ser afixada em todos os locais de sua execução e conservadas no arquivo paroquial para fins jurídicos e documentais. O plano prevê a preparação das equipes e elementos necessários para esse retorno, bem como a avaliação e o alargamento das possibilidades, assim que cada etapa for bem sucedida. No entanto, em havendo necessidade de revogação ou recuo em alguma das decisões aqui elencadas, por razões justas, sobretudo aquelas ligadas efetivamente à defesa da vida das pessoas, eles serão feitos”, disse dom Majella.

Estão canceladas, neste ano de 2020, as visitas pastorais do senhor arcebispo, bem como as celebrações regulares do sacramento da Confirmação.
O plano apresentado pela arquidiocese se dará por fases:

1ª FASE:

Primeira quinzena de julho:
– Conscientização do clero e dos fiéis;
– Cadastramento e treinamento das equipes de voluntários;
– Atendimento de confissões, bênçãos e orientação espiritual na igreja ou secretaria paroquial;

Segunda quinzena de julho:
– Sacramento do Batismo;
– Sacramento do Matrimônio;
– Sacramento da Unção dos Enfermos;
– Exéquias;

2ª FASE:

Agosto:
– Retorno da celebração da Santa Missa com a presença de fiéis (Catedral Metropolitana e igrejas matrizes);
Os ítens referentes às demais fases serão divulgados em momento oportuno, visto que se trata de um processo gradual, e a consolidação das etapas anteriores oferecerão elementos para orientar os passos seguintes, ou seja, ainda não têm uma data para serem aplicadas.
Dentro das outras fases estão: a retomada das missas nas comunidades, a distribuição da Sagrada Comunhão aos Enfermos a iniciação sacramental dos adultos (3ª fase); reuniões pastorais e dos movimentos e a retomada da catequese (4ª fase); os encontros de pastoral e dos movimentos e as festas dos padroeiros (5ª fase).

FAÇA O DOWNLOAD DO PLANO DE RETOMADA