Arquidiocese se prepara para o Sínodo dos Bispos 2021-2023

19 de setembro de 2021
Equipe diocesana desse evento reuniu-se na tarde deste sábado (18) para articular as suas atividades.

Em 2023, acontecerá a 16ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. Esse evento sinodal começa a ser preparado nas dioceses no próximo mês de outubro.

O que é Sínodo dos Bispos?

O Sínodo dos Bispos é uma instituição permanente da Igreja Católica, criada pelo papa Paulo VI em 1965, como uma resposta ao desejo dos bispos de manterem viva a experiência de colegialidade episcopal vivida no Concílio Vaticano II (1962-1965). Esse sínodo é periódico, temático, constituído por bispos e tem a função de consulta ou deliberação, a ser ratificada pelo papa, para o governo da Igreja.

Sínodo 2021-2023

O próximo sínodo acontecerá de 2021 a 2023. A sua abertura oficial será nos dias 9 e 10 de outubro no Vaticano. Esse evento tratará do tema da sinodalidade como uma forma de reflexão sobre a Igreja e como incentivo para a participação de todos os batizados na missão evangelizadora, em vista de um fortalecimento da cultura sinodal nas ações e estruturas eclesiais, com mais participação e responsabilidade compartilhada. Sobre a sinodalidade, o papa Francisco destacou na celebração dos 50 anos do Sínodo dos Bispos, em 2015:

“O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio.” (Papa Francisco, 17 de outubro de 2015).

Logotipo

O logotipo do Sínodo 2021-2023 foi elaborado pela designer francesa Isabelle de Senilhes, de Paris e ligada à Jornada Mundial da Juventude. A marca criada expressa a sinodalidade com elementos dinâmicos: uma árvore, a cruz, a eucaristia, ramos e silhuetas em movimento, que representam a diversidade da humanidade (jovens, velhos, homens, mulheres, adolescentes, crianças, leigos, religiosos, pais, casais, solteiros e deficientes) e a importância de caminharem juntos, seguindo a proposta da sinodalidade. Para utilização e reprodução da logo, consulte o Manual de Marca.

Logotipo do Sínodo 2021-2023, criado por Isabelle de Senilhes.

Fase diocesana

Para esse sínodo, o papa Francisco propôs um caminho de preparação que terá uma fase diocesana e continental.

Cada diocese irá iniciar seu processo em 17 de outubro. A fase diocesana do Sínodo dos Bispos vai até março de 2022 e terá atividades de escuta e reflexão, envolvendo as comunidades, paróquias, movimentos e vida consagrada.

A pedido do papa Francisco, cada bispo deverá nomear uma equipe diocesana para a consulta sinodal, a qual deverá seguir um documento preparatório e um questionário.

Na arquidiocese de Pouso Alegre, dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano, nomeou como membros dessa equipe: pe. Edson Aparecido da Silva; pe. Luiz Francisco Marvulo, C.M.F.; Djalma Pelegrini; Suzana Coutinho; Lidiane Schimidt dos Santos Machado e José Luiz de Souza Machado.

Registro da reunião da Equipe diocesana do Sínodo 2021-2023. Na imagem os membros da equipe, Djalma, Suzana, Lucimara (secretária arquidiocesana de pastoral), José Luiz, Lidiane e pe. Edson.

Na reunião do último dia 18, a equipe diocesana do Sínodo dos Bispos planejou as atividades que acontecerão na arquidiocese até março de 2022, envolvendo todas as suas forças vivas: comunidades, paróquias, pastorais, movimentos, leigos, religiosos e padres. A abertura está programada para o dia 17 de outubro, às 11h, na Catedral Metropolitana, com uma missa solene. Mais informações sobre a programação do Sínodo dos Bispos 2021-2023 na arquidiocese serão apresentadas em breve aqui no site.

Acesse o documento preparatório do Sínodo 2021-2023.

A imagem destacada da notícia é de uma das reuniões da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a região pan-amazônica, de 2019, veiculada pelo site vaticannews.va.