CAL divulga primeiras orientações para as famílias celebrarem a Semana Santa

30 de março de 2020

Motivada na luta contra o avanço do COVID-19 (novo coronavírus), a Igreja vem incentivando o isolamento social. Isso afetou também as celebrações da Quaresma e também da Semana Santa, conforme decreto do arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, dom José Luiz Majella Delgado – C.Ss.R., do dia 13 de março. Por isso, A Comissão Arquidiocesana para a Liturgia (CAL), em parceria com a Pastoral da Comunicação, preparou roteiros para que as famílias possam vivenciar as principais celebrações da Semana Santa.

“Nós temos uma programação específica para os padres e outra programaçao para as famílias cristàs católicas de todas as comunidades de nossa arquidiocese. Os padres irão celebrar as principais celebrações da Semana Santa sem o povo, como é a recomendação do Vaticano e do nosso arcebispo, as quais serão transmitidas ao vivo essas celebrações pelas redes socias. As famílias são convidadas para celebrar dentro de casa, mantendo o isolamento social, congregando aqueles que moram naquela casa. Essas celebrações serão em famiília. A arquidiocese deseja que não apenas assistam ou ouçam as cerimônias, mas que realmente celebrem e vivenciem. Para isso a CAL, em parceria com a Pascom, preparou roteiros celebrativos. Estes arquivos irão em PDF e também um áudio, que serão disponibilizados via whatsapp, e-mail às paróquias e também pelo site da arquidiocese. Desejamos que chegue a cada cristão esse material para que as familias vivenciem, em familia, os mistérios da morte e ressurreiçao de jesus”, afirmou padre Vanildo de Paiva, coordenador da CAL.

Veja as orientações

1) As celebrações propostas são para você e os que moram em sua casa. Atentos às recomendações das autoridades sanitárias, é necessário evitar aglomeração de pessoas. Tratam- se, desse modo, de grupos pequenos de pessoas que já estão convivendo em um mesmo espaço;
2) O material produzido pela CAL consta de áudios para serem ouvidos nos celulares, tablet’s ou computadores, de acordo com sua possibilidade e também de textos em PDF para serem abertos por esses dispositivos na hora das celebrações ou impressos, caso assim você prefira;
3) Nos arquivos de PDF você encontrará: orientações para arrumação do ambiente com antecedência e para divisão de pequenas tarefas entre os participantes das celebrações; sugestões para ornamentação da fachada/varanda/janelas de sua casa, dando assim visibilidade às nossas expressões de fé; e o próprio texto celebrativo, o mesmo gravado em áudio, para você seguir as celebrações e interagir;
4) Depois de tudo preparado, no momento da celebração, reúna os participantes, desligue os celulares, deixando apenas um aparelho com som de melhor qualidade e volume para todos acompanharem. Com um cabo de áudio você poderá ampliar o som em uma caixa amplificadora ou aparelho de som que possa ter em sua casa. Então, encontre o arquivo de áudio da celebração em seu aparelho e ligue o áudio, acompanhando as suas indicações;
5) Não há previsão de paradas durante o áudio, mas que ele seja executado sem pausas. Se a família achar por bem pausá-lo depois da proclamação do texto bíblico para uma partilha poderá fazê-lo, desde que possa retomar a escuta do áudio do ponto onde parou;
6) Sugerimos os seguintes horários para as celebrações, mas você poderá combinar com seus familiares quais os melhores horários para todos: Domingo de Ramos (9h), Quinta-feira Santa (19h), Sexta-feira Santa (15h), Sábado-Santo ou Vigília: (20h antes da Ceia) e Domingo de Páscoa (Antes do almoço).