Clero arquidiocesano realiza manhã de espiritualidade em Pouso Alegre

8 de junho de 2018

Pe. Gilvair Messias

Para celebrar a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e a Jornada de Oração pela Santificação do Clero, os padres e diáconos da Arquidiocese de Pouso Alegre realizaram na manhã desta sexta-feira, 8 de junho, uma manhã de oração e espiritualidade. O encontro ocorreu no Carmelo da Sagrada Família, em Pouso Alegre, entre 09h e 12h30.

Após a acolhida, duas irmãs carmelitas partilharam um pouco da vida carmelita e também da convivência com a Serva de Deus e fundadora, a Mãezinha do Carmelo.

Na sequência, o padre Gilvair Messias, da diocese de Guaxupé, refletiu sobre o tema “Presbítero, Eucaristia e Esperança”.

“Que lugar há mais esperança do que na Eucaristia? E as pessoas também olham para nós, padres, com olhar de esperança. O presbítero é o homem da Eucaristia e da esperança. Transmite essa esperança mesmo quando não tem consciência, como o vaso de barro que carrega um tesouro”, afirmou.

Mas padre Gilvair apontou uma grande dificuldade ou um grande perigo dos dias atuais, que é a rotina da fé.
“Temos um problema: uma fé que não se deixa tocar, pão amanhecido. Eucaristia é sempre o ‘novo’, transforma. Nosso risco é viver uma fé que regulariza, mas não santifica. Como fazer pão novo se a mão da comunidade está seca? É o perigo do ateísmo do próprio homem”, refletiu.

Mas vivendo um tempo de medo e de incertezas, o cristianismo surge como esperança, principalmente porque vive um encontro de reconciliados, ou seja, como possibilidade de perdão.

“Sem esperança o cristianismo não teria vindo até aqui. Somos uma comunidade de reconciliados. Porquê cremos no perdão, o mundo pode esperar salvação, ou seja, temos responsabilidade nesse mundo. Precisamo irradiar esperança com alegria”, finalizou.

A manhã de espiritualidade terminou com a adoração e bênção ao Santíssimo Sacramento, momento conduzido pelo Arcebispo Metropolitano, Dom José Luiz Majella Delgado – C.Ss.R.