Comissão a Serviço da Vida Plena para Todos realiza encontro das Pastorais Sociais

20 de agosto de 2018

No último domingo (19), a Comissão a Serviço da Vida Plena para Todos da Arquidiocese de Pouso Alegre, promoveu o Encontro Arquidiocesano das Pastorais Sociais, do qual participaram cerca de 50 pessoas de várias paróquias, pastorais e movimentos. O arcebispo metropolitano, Dom José Luiz Majella Delgado – C.Ss.R., abriu o encontro falando do tema da Campanha da Fraternidade deste ano e salientando o papel das instituições públicas, sociais e da Igreja na superação da violência. Nesta parte também estiveram presentes integrantes da Polícia Militar e de organizações da sociedade civil.

Na segunda parte do encontro, o professor Giovanni Marques conduziu a reflexão sobre as bem-aventuranças e a ação social dos cristãos e cristãs a partir da Exortação Apostólica do Papa Francisco, Gaudete et exsultate (Alegrai-vos e exultai), sobre a santidade no mundo e hoje. Após o almoço, as integrantes da Comissão e da equipe Pró-Cáritas, Lídia Gonçalves e Angelita Cruz, refletiram sobre o Dia do Pobre, a ser celebrado em novembro, e convidaram os participantes a apresentarem sugestões para a celebração. Os participantes ainda puderam acompanhar os trabalhos feitos pela equipe Pró-Cáritas, para a implantação da Cáritas Diocesana.

A Comissão também leu o Manifesto assinado por pastorais sociais e organismos da CNBB sobre o atual momento brasileiro. O encontro foi encerrado com a oração mariana, fazendo memória da celebração litúrgica da ascensão de Maria neste terceiro domingo de agosto. Padre Thiago Raymundo, integrante da Comissão e responsável pela coordenação da equipe de implantação da Cáritas, conduziu esse momento.