Comissão arquidiocesana de Liturgia realiza encontros nos setores pastorais

11 de maio de 2022

Encontros presenciais e virtuais sobre orientações litúrgicas estão sendo realizados pela Comissão arquidiocesana de Liturgia (CAL) neste ano. No último final de semana, nos dias 8 e 9, vários setores pastorais da arquidiocese de Pouso Alegre (MG) sediaram formações sobre a Palavra de Deus nas celebrações litúrgicas.

A Comissão arquidiocesana de Liturgia (CAL) busca auxiliar os membros das paróquias para uma maior e rica vivência litúrgica. Essa comissão preparou um subsídio litúrgico sobre a Palavra de Deus nas celebrações litúrgicas e com orientações sobre a Celebração da Palavra. Esse é o primeiro caderno litúrgico editado pela CAL.

Fiéis de Silvianópolis (MG), no encontro de formação sobre o Caderno Litúrgico da CAL, no dia 2 de maio.

Sobre esse material litúrgico, aconteceram, no último final de semana, nos dias 8 e 9, e desde o início do mês de maio, formações  com a presença das equipes de liturgia, ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, proclamadores da Palavra, músicos e cantores, que representaram as diversas paróquias dos setores pastorais.

No setor Mandu, o encontro aconteceu na paróquia Imaculado Coração de Maria, em Pouso Alegre, com assessoria de padre Vanildo de Paiva (especialista em Liturgia e Catequese), padre Elton Cândido Ribeiro, coordenador do setor, e da coordenadora leiga Jacqueline. No setor Mantiqueira, aconteceu na paróquia São Benedito, em Itajubá (MG). No setor Sapucaí, a formação foi na paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Santa Rita do Sapucaí (MG). No setor Alto da Serra, o encontro foi na paróquia São Sebastião, em Andradas (MG). No setor Dourado, o encontro está sendo realizado em cada paróquia.

Padre Vanildo de Paiva e padre Elton Cândido Ribeiro acompanharam a formação litúrgica sobre a Palavra de Deus no setor Mandu.

Para dom Majella, o caderno litúrgico sobre a Palavra deve ser assumido por todos na arquidiocese, especialmente os párocos, como palavra oficial da arquidiocese para que a Palavra de Deus se torne cada vez mais o coração das atividades eclesiais (Evangelii gaudium, n. 174).

Além disso, desde o início deste ano, a CAL tem realizado encontros formativos sobre as exéquias. A subcomissão de Sacramentos e Sacramentais já realizou três formações sobre esse assunto, envolvendo agentes da Pastoral da Esperança e exéquias.

Participantes do encontro sobre Pastoral da Esperança e exéquias, no mês de fevereiro.

Os temas tratados foram: “O céu como lugar da plenitude do ser humano”, com padre Adriano São João, ocorrido em fevereiro; “Celebração de Exéquias: os ritos”, com o padre Danilo César dos Santos Lima, da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), no mês de abril, e “Ressurreição”, novamente com o padre Adriano, no dia 9 de maio.

 

Texto: padres Marcos Eduardo Caliari, Julio César dos Santos Júnior e Thiago de Oliveira Raymundo
Imagens: Membos da CAL: padre Marcos Roberto da SIlva, Emerson Luis Venceslau, Odilei dos Santos, Maria Elizabeth Ricota de Oliveira Marques, Jaqueline.
A imagem destacada da notícia traz os participantes do encontro setorial de liturgia, no setor pastoral Mandu, no dia 7 de maio.

 

Seguem mais fotos dos encontros litúrgicos: