Comissão para a Música Litúrgica oferece subsídio para Tempo da Quaresma

16 de fevereiro de 2023

Comissão para a Música Litúrgica, vinculada à Comissão Arquidiocesana para a Liturgia (CAL), oferece aos ministros do canto das paróquias material de cantos para o Tempo Quaresmal.

No subsídio, foram elencados alguns dos inúmeros cantos para a quaresma, separados na ordem do rito da missa: Cantos Processionais: abertura, apresentação dos dons (ofertório) e comunhão; Ato Penitencial: as três fórmulas para a Quaresma como apresentadas no missal e algumas opções para a aspersão dos fiéis; Aclamação ao Evangelho: os diversos textos contidos nos lecionários com o versículo do dia correspondente; Cantos para a Imposição das Cinzas, para Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos Passos e outros diversos para momentos penitenciais tais como: exames de consciência, via-sacra e procissões.

A comissão recorda que no tempo quaresmal omitem-se o hino de louvor (Glória) e o Aleluia, que serão retomados na solene Vigília Pascal no Sábado Santo.

Neste ano, a Quaresma tem seu início no próximo dia 22 de fevereiro (quarta-feira de cinzas) e terminará na quinta-feira santa, quando se rezar a missa vespertina da Ceia do Senhor. Atualmente, coordena o canto litúrgico a cristã leiga Lúcia Maria Elizandra Silva, da paróquia São José, no Pântano, em Pouso Alegre. Padre Marcos Roberto da Silva é o coordenador da CAL.

O material elaborado está disponível no site da arquidiocese, na aba “Pastoral”, página “Materiais Pastorais”. Acesse aqui.

Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo
Materiais audiovisuais: Lúcia Maria Elizandra Silva