Conselho de Reitores se reúne em Pouso Alegre para primeiro encontro anual

21 de março de 2019

O Conselho Arquidiocesano de Reitores dos Santuários e Basílica (CARESB-PA) se reuniu na manhã desta quarta-feira (20) para a primeira reunião anual. Participaram da reunião o arcebispo metropolitano, Dom José Luiz Majella Delgado – C.Ss.R., o coordenador de pastoral, padre Mauro Ricardo de Freitas, e reitores e vigários paroquiais dos Santuários e Basílica localizados na Arquidiocese de Pouso Alegre. O objetivo do CARESB é fomentar maior unidade e coerência nas atividades entre os 10 Santuários e Basílica Nossa Senhora do Carmo.

Na primeira parte da reunião, o padre Rodrigo Carneiro e o padre Benedito Ferreira partilharam a experiência que tiveram durante a participação no 23º Encontro Nacional de Santuários do Brasil que ocorreu entre os dias 18 e 22 de fevereiro em Trindade (GO). Segundo eles, a realidade da América Latina é formada por uma valiosa pluralidade cultural, que por sua vez faz surgir muitas manifestações religiosas, as quais revelam a sede que o povo têm de Deus. Alguns desafios surtem, então, para a evangelização nos Santuários.

“É preciso despertar na diocese o sentido de corresponsabilidade pelo Santuário; resgatar a força pedagógica da piedade popular para motivar nos peregrinos a participação ativa na Liturgia; preparar colaboradores que sejam capazes de acolher, celebrar e catequizar os devotos; promover celebrações devocionais, mas sem desconsiderar a Eucaristia como ponto de chegada e partida para todos os peregrinos; utilizar dos meios de comunicação como canais de evangelização; superar a ideia de que um Santuário existe apenas por um decreto; considerar um trabalho de acolhida para aqueles que vão ao Santuário para visitá-lo apenas como museu e ponto turístico; despertar no peregrino um desejo de conversão sincera por meio da participação em atos devocionais e na celebração dos sacramentos da Penitência e da Eucaristia; e propiciar lugares silenciosos para a oração pessoal”, explicaram.
Para dom Majella, esses encontros ajudam nossos Santuários a crescerem e aprimorarem também seu trabalho de acolhida e evangelização.

“Apesar de nossos Santuários não terem uma exposição nacional ou regional, a participação nesses encontros traz para nós a caminhada dos Santuários no Brasil. É uma riqueza para nós. Nas nossas adaptações, trazemos algumas realidades para nós”, disse.

Estatuto aprovado

Num segundo momento da reunião, os participantes aprovaram o Estatuto do Conselho Arquidiocesano dos Santuários e Basílica, o qual vinha sendo elaborado desde o ano passado. Segundo o documento, no seu artigo segundo, o Conselho de Reitores aponta diretrizes básicas que possam orientar a ação pastoral de todos os Santuários e Basílica da Arquidiocese à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, Conselho Nacional dos Reitores de Santuários e Plano Pastoral da Arquidiocese de Pouso Alegre.

O Conselho deverá se reunir ordinariamente duas vezes ao ano para estudo, revisão e troca de experiências pastorais e extraordinariamente quando convocado pelo arcebispo.

Os Santuários e Basílica da Arquidiocese, neste momento, são:

– Santuário de Santa Rita de Cássia (Santa Rita de Caldas – 21/05/1998)
– Santuário da Medalha Milagrosa (Monte Sião – 05/11/1999)
– Basíica Nossa Senhora do Carmo (Borda da Mata – 08/12/2005)
– Santuário São Francisco de Paula e Nossa Senhora de Fátima (Ouro Fino – 13/05/2007)
– Santuário Nossa Senhora da Piedade (Itajubá – 12/08/2007)
– Santuário Santa Rita de Cássia (Extrema – 10/05/2008)
– Santuário Santa Rita de Cássia (Santa Rita do Sapucaí – 01/05/2009)
– Santuário Imaculado Coração de Maria (Pouso Alegre – 08/12/2013)
– Santuário Bom Jesus (Córrego do Bom Jesus – 21/12/2012)
– Santuário Nossa Senhora da Agonia (Itajubá – 05/05/2013)
– Santuário Nossa Senhora Aparecida (Brazópolis – 07/04/2018)

Eleição da coordenação

Também foram eleitos o coordenador e vice-coordenador do CARESB, sendo o padre Rodrigo Carneiro e padre Benedito Ferreira ocupando as funções, respectivamente.