CONSER: Cinco presidentes das Comissões Pastorais foram eleitos nesta quarta-feira

5 de junho de 2019

Os (Arce)Bispos presentes na Assembleia Anual do CONSER Leste 2, que está sendo realizada em Belo Horizonte (MG), elegeram três presidentes de Comissões Episcopais Pastorais: Dom Vicente de Paula Ferreira para a Ação Missionária; Dom Aloisio Jorge Pena Vitral para a Ação Social Transformadora e Dom Marco Aurélio Gubiotti para a Bíblico-Catequética. Dois bispos foram reeleitos: Dom Miguel Angelo Freitas Ribeiro para Bens Culturais da Igreja e Dom Gil Antônio Moreira para Comunicação Social e Cultura.

Dom Vicente de Paula Ferreira – Cursou doutorado em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com estágio pós-doutoral em Teologia, na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).

Na Arquidiocese de Belo Horizonte acompanha o Vicariato Episcopal para a Ação Missionária. No Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral, é o bispo referencial para o Secretariado Arquidiocesano da Vida Consagrada (Savic), Secretariado Arquidiocesano da Juventude (SAJ) e para o Serviço de Animação Vocacional (SAV). Também acompanha o Setor de Publicações da Comissão de Subsídios. Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (2017). Atuou como Bispo referencial da CEBs (2018-2019) no Regional Leste 2.

O Bispo esteve presente na Assembleia durante a manhã desta quarta-feira, mas teve que se ausentar por causa da visita à Brumadinho.

Dom Aloisio Jorge Pena Vitral – Cursou Filosofia em Sagrado Coração de Jesus, Brsuque-SC (1977-1979); Teologia, instituto Teológico de Taubaté-SP (1980-1983) e PUC Minas, Belo Horizonte-MG (1985). Aprofundamento sobre temas de Sociologia, Comunicação, Direito e Pastoral Familiar, Escola Superior de Estudos Sociais, Brusque-SC (1977-1980)

Foi Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) entre 2006 e 2009; Bispo Diocesano de Teófilo Otoni (MG) entre 2009 e 2017, ano em que foi nomeado Bispo Diocesano de Sete Lagoas.

Atuou pelo Regional Leste 2 como Bispo referencial da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, para o Ecumenismo e para o Diálogo Inter-religioso (2007-2011). Colaborador de Dom Marco Aurélio na Comissão para Ação Social Transformadora (2015-2019).

Dom Marco Aurélio Gubiotti – Cursou mestrado na Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo-SP (1997-1999); Mestre em Estudos Bíblicos, Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo (2000).
FoiBispo diocesano de Itabira/Cel.Fabriciano (2013);Vice-presidente da FUNCESI, Fundação Comunitária do Ensino Superior de Itabira (2014-2017).

No Regional Leste 2 atuou como Bispo referencial da Comissão para o serviço da Justiça, da Caridade e da Paz e na Comissão para a Ação Social Transformadora (2016-2019).

Dom Miguel Angelo Freitas Ribeiro – Cursou Filosofia na Universidade Federal de Minas Gerais (1977-1980); Teologia, Universidade Católica de Minas Gerais (1981-1985). Letras (Português), Universidade Federal de Minas Gerais (1978-1981).

Foi Bispo diocesano de Tocantinópolis (TO) entre 2001 e 2007. Acompanhante da Catequese no Sub-regional Tocantins (2002-2007). Em 2007 foi nomeado Bispo Diocesano de Oliveira.

Atuou como Bispo referencial do Ensino Religioso Escolar e da Comissão para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso (2007-2011); Presidente da Comissão de Bens Culturais da Igreja do Regional Leste 2 (2015-2019).

Dom Gil Antônio Moreira – Cursou mestrado em História da Igreja, Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma/Itália. Letras, Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras, Divinópolis-MG; Parapsicologia – CLAP, Formadores de Seminários Maiores, Viamão-RS; Especialização em formação de Presbíteros, Toluca/México.

Foi Bispo Auxiliar de São Paulo (1999-2004); Bispo Diocesano de Jundiaí-SP (2004-2009). Foi membro da Comissão de Cultura, presidente da Comissão Regional em Defesa da Vida e responsável pela Comissão Regional dos Bens Culturais da Igreja; ex-suplente para o Conselho Permanente pelo Regional Sul 1 (São Paulo). Membro da Congregação para a Educação Católica (2007); Assistente Espiritual Nacional do Terço dos Homens, bispo referencial indicado pela CNBB.

No Regional Leste 2, atuou como Presidente da Comissão de Bens Culturais da Igreja (2012-2015); Vice-Presidente da Comissão de Bens Culturais da Igreja (2015-2019); Bispo referencial da Comissão para a Comunicação e Cultura (2015-2019).

O Bispo não pode participar da Assembleia, pois não estava se sentindo bem fisicamente.