DECRETO de comemoração dos 60 anos de arquidiocese

7 de junho de 2021

Na última semana, no dia 3 de junho, o arcebispo metropolitano, Dom José Luiz Majella Delgado – C.Ss.R., emitiu Decreto de comemoração dos 60 anos de criação da arquidiocese de Pouso Alegre e nomeação da comissão organizadora.

As celebrações terão início no dia 23 de setembro deste ano e vão até 23 de setembro de 2022, data da instalação da arquidiocese (23 de setembro de 1962) pelo papa João XXIII através da bula “Qui tanquam Petrus”.

Em seu decreto, Dom Majella disse que “para esta memorável data, em nossa solicitude pastoral e no caminho Sinodal que percorremos, agradeceremos ao ‘Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação’ (2Cor.1,3) e, assim, convocamos toda a Igreja Arquidiocesana, que forma o Corpo Místico de Cristo, a se preparar na ação de graças, na oração e na santificação da própria vida, como ‘amados de Deus e chamados à santidade’ (Rm 1,7)”.

Fazem parte da comissão preparatória:
– Pe. José Francisco Ferreira
– Dalva Rangel da Veiga Nery
– Eder do Couto Nora
– Fernando Henrique do Vale
– Giovana Costa Carvalho
– Iracema Kian Dantas
– Lucimara do Carmo Aparecido
– Maria Cristina de Souza Faria
– Suzana Costa Coutinho

DECRETO

COMEMORAÇÃO DOS 60 ANOS DE CRIAÇÃO DA ARQUIDIOCESE DE POUSO ALEGRE E
NOMEAÇÃO DA COMISSÃO ORGANIZADORA

Aos que este nosso DECRETO virem, paz e bênçãos no Senhor!

Na alegria que nos é devida, toda a Igreja Particular de Pouso Alegre, numa comunhão de toda a Província Eclesiástica, celebrará em 2022 os 60 anos da instalação da Arquidiocese aos 23.09.1962.

O Beatíssimo Papa João XXIII, de feliz memória, Sucessor do Apóstolo Pedro e Vigário de Cristo na terra, pela Bula “Qui tanquam Petrus” de 14.04.1962, elevou a Diocese de Pouso Alegre, à Sede Metropolitana e Província Eclesiástica das dioceses sufragâneas de Guaxupé e da Campanha, tornando-se o primeiro arcebispo S. Excia. Revma. Dom José d’Ângelo Neto.

Para esta memorável data, em nossa solicitude pastoral e no caminho Sinodal que percorremos, agradeceremos ao “Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação” (2Cor.1,3) e, assim, convocamos toda a Igreja Arquidiocesana, que forma o Corpo Místico de Cristo, a se preparar na ação de graças, na oração e na santificação da própria vida, como “amados de Deus e chamados à santidade” (Rm 1,7).

Para bem darmos graças, D E C R E T A M O S, que de 23 de setembro de 2021 a 23 de setembro de 2022, seja um ano celebrativo e, para coordenar tão expressiva efeméride, nomeamos a Comissão Organizadora integrada pelos seguintes membros: Pe. José Francisco Ferreira, Dalva Rangel da Veiga Nery, Eder do Couto Nora, Fernando Henrique do Vale, Giovana Costa Carvalho, Iracema Kian Dantas, Lucimara do Carmo Aparecido, Maria Cristina de Souza Faria e Suzana Costa Coutinho, com o encargo de elaborar um programa de iniciativas comemorativas a serem promovidas na Arquidiocese de Pouso Alegre para memória do fato, bem como coordenar a realização das atividades programadas neste ano comemorativo.

Pedimos aos Revmos. Presbíteros que levem ao conhecimento de toda a Igreja Particular de Pouso Alegre este “tempo favorável por excelência” (2Cor 6,2) e, que com Maria, a Mãe de Jesus, cantemos “Minha alma engrandece o Senhor” (Lc 1,46) e sob o Guardião São José, Patrono da Igreja, cujo Ano Josefino estamos vivenciando, vejamos realizados os nossos sonhos de “Igreja em comunhão para a missão” e, nos auspícios de São Sebastião, nosso padroeiro, reafirmemos a certeza de que sempre “Ele se aproxima e se põe a caminhar conosco”(cf. Lc.24,15).

Dado e passado na Cúria Metropolitana, nesta Arquiepiscopal cidade de Pouso Alegre, aos 03 de junho, Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, sob o Nosso Sinal e o Selo de Nossas Armas.

E eu, Pe. Jésus Andrade Guimaraes, Chanceler do Arcebispado, o subscrevi em 03 vias originais.

Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R.
Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre

PC-CH 048/2021