Diácono Anderson é ordenado padre em Itajubá

26 de março de 2022

A arquidiocese de Pouso Alegre acolheu em seu presbitério, na noite de ontem (25), o padre Anderson Ribeiro dos Santos.

A ordenação presbiteral do padre Anderson foi realizada ontem (25), às 19h30, na igreja matriz da paróquia São José Operário, no bairro Boa Vista, em Itajubá. A cerimônia foi presidida pelo arcebispo metropolitano, dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., e concelebrada por padres representantes dos setores pastorais. Houve também a participação de seminaristas, familiares e amigos do neossacerdote.

Dom Majella faz a homilia na ordenação presbiteral do padre Anderson, na igreja matriz São José Operário, em Itajubá.

O lema escolhido para seu ministério presbiteral foi “Chamou-me pela sua graça” (Gl 1,15).

Foram seus padrinhos os fiéis Cristiano Fraga Messias, Nair Cinéia da Fonseca Franco, Raquel Carmen da Silva, Lucélia Cremonessi Diniz Ferreira e Maria Aparecida dos Reis.

Os padres Arquimedes de Carvalho, Odair Lourenço e Júlio César Bernardes foram seus padrinhos eclesiásticos.

Dom Majella impõe as mãos sobre a cabeça do padre Anderson, consagrando-o a Deus como presbítero.

Em sua homilia, dom Majella ressaltou:

“(…) diácono Anderson, chegou o dia singular para você! Como bispo desta arquidiocese de Pouso Alegre, me sinto feliz por conferir-lhe a ordenação sacerdotal. Começará, assim, querido filho, a fazer parte do nosso presbitério, com os sacerdotes aqui presentes, diáconos, seus familiares e a comunidade paroquial desta paróquia de São José Operário, onde você, caro diácono, foi consagrado pela água do Batismo. Pelas mãos do diácono Ramon, hoje, cônego Ramon, presente aqui. Nesta paróquia, você foi catequizado. E, hoje, você vai se deitar no chão desta paróquia. Entregando toda sua vida para Deus. Podemos dizer que aqui é a sua Nazaré, onde a graça do Senhor chega até você com abundância. Querido diácono, agradeça ao Senhor, Deus Pai Eterno, pelo dom do seu sacerdócio, que enriquece a nossa Igreja Particular de Pouso Alegre e as comunidades cristãs no mundo inteiro”.

A primeira missa do padre Anderson será celebrada hoje (26), às 19h, na igreja matriz São José Operário, em Itajubá, onde foi ordenado presbítero.

Padre Anderson apresenta aos fiéis e clérigos suas mãos ungidas por dom Majella com o óleo do Crisma.

Padre Anderson nasceu em Itajubá, no dia 31 de julho de 1991. É filho de Ismael Ribeiro dos Santos (in memoriam) e Edimeia de Fátima Silva. Entrou no seminário arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora, em Pouso Alegre, no ano de 2012. Exerceu seu trabalho pastoral, aos finais de semana, em diversas paróquias: Divino Espírito Santo, em Espírito Santo do Dourado (2013 e 2014); Santa Quitéria e São João Batista, em Ipuiuna (2016); Nossa Senhora do Patrocínio, em Caldas (2018), e São José, em Paraisópolis (2019). Realizou também atividades na Pastoral Vocacional (2015 e 2017), na APAC (2016) e na Pastoral da Comunicação – PASCOM (2019).

Padre Anderson e a senhora Edimeia de Fátima Silva, sua mãe.

Concluídos os seus estudos filosóficos e teológicos, foi designado para exercer estágio pastoral na paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Andradas, onde permaneceu até fevereiro de 2021. Desde então, tem exercido suas atividades pastorais na paróquia Bom Jesus, em Bueno Brandão. No dia 28 de agosto de 2021, foi ordenado diácono na catedral metropolitana, em Pouso Alegre.

Paramentos e alfaias utilizadas na ordenação do padre Anderson.

Atualmente, além de exercer seu ministério ordenado na paróquia Bom Jesus, em Bueno Brandão, onde passa a ser vigário paroquial, padre Anderson também colabora na Pastoral da Comunicação da arquidiocese de Pouso Alegre.

Imagens: Cláudia Couto – Coisas do Interior.

A imagem destacada da notícia traz dom Majella ungindo com o óleo do Crisma as mãos do padre Anderson, em sua ordenação presbiteral.