Dom Majella celebra Missa do Crisma e Abertura da Fase Arquidicesana do Primeiro Sínodo

28 de março de 2024

Diversos padres, diáconos, religiosos e fieis leigos, vindos da diversas paróquias da Arquidicese de Pouso Alegre, participaram, nesta Quinta-Feira Santa, da Missa do Crisma, presidida pelo arcebispo dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R.

Nesta quinta-feira, (28), na Catedral Metropolitana do Senhor Bom Jesus, em Pouso Alegre (MG), às 9 horas, reuniram-se bispo, padres, di[áconos, religiosos e fiéis para celebrarem a missa que expressa a unidade da Igreja Particular. Antes de iniciar o Tríduo Pascal a Igreja celebra a Missa do Crisma, quando são abençoados e consagrados os santos óleos e os padres renovam seus compromissos sacerdotais. Nesse ano, essa missa marcou a passagem para a terceira fase do Primeiro Sínodo Arquidiocesano. Essa fase constará de duas sessões arquidiocesanas, nos dias 27 de abril e 23 de novembro.

Em seguida a procissão de entrada e feita a acolhida de todos os presentes pelo vigário paroquial da Catedral, padre Leonardo Almeida Pereira, foi lido o Decreto de Convocação dos Membros da Assembleia Sinodal Fase Arquidiocesana em seu Primeiro Sínodo, pelo vice-chanceler da arquidiocese, padre José Luiz Faria Junior.

Dom Majella destacou, durante a homilia, a importância do Primeiro Sínodo e agradeceu os trabalhos realizados nas paróquias e setores, incentivando os fiéis leigos e padres a continuarem o processo sinodal.

A Missa do Crisma, tambem conhecida como Missa da Unidade, constitui um forte momento de comunhão eclesial e expressa o dom da unidade do presbitério com o seu bispo. Os padres vindos das diversas paróquias da arquidiocese, renovaram, diante do bispo, as promessas proferidas no dia de sua ordenação sacerdotal.

Dom Majella motivou esse momento, destacando a passagem do Evangelho em que todos tinham os olhos fixos em Jesus, depois que ele fez a leitura do texto do profeta Isaias na Sinagoga,

“Queridos padres, filhos amados, permitam-me convidá-los a recriarem o seu olhar para com Jesus. Faça a memória de quando você sentiu o olhar do Senhor e disse sim, “eu quero ser padre”. Aproxima-se da pedagogia de Jesus em relação ao olhar para com sua pessoa. Que a renovação das promessas sacerdotais seja a renovação do seu olhar, desse amor fiel.”

Também foi consagrado o óleo do Crisma e abençoados os óleos dos Catecúmenos e Enfermos. O óleo dos Enfermos é utilizado no sacramento da Unção dos Enfermos, oferecendo conforto espiritual e cura física aos doentes e aos moribundos. O óleo dos Catecúmenos é usado no sacramento do Batismo, simbolizando a purificação e a preparação espiritual daqueles que estão prestes a entrar na família da fé cristã. O óleo do Crisma é usado em três sacramentos: o Batismo, a Crisma e a Ordenação Presbiteral e  Episcopal, representando a presença do Espírito Santo e a incorporação dos fiéis na vida e na missão da Igreja.

Dom Majella, em sua homilia, destacou que:

“esses santos óleos, bentos e consagrados, chegarão às várias paróquias  e comunidades da arquidiocese. Eles derivam do único sacramento da morte e ressurreição de Jesus. É Ele quem consagra e quem envia, depois de ter sidoEle próprio consagrado pelo Pai e enviado como servo.”

No final da celebração, Dom Majella comunicou a todos a conclusão da construção do Residencial Mons. Júlio Perlatto, a “Casa do Clero”. Para marcar essa realidade, que visa a acolhida e o cuidado com os sacerdotes, foi entregue ao diretor do Rasidencial, padre Heraldo José dos Reis, representado pelo padre Paulo Vieira Âmbar, morador da casa, um Livro Tombo para preservar a memória dos fatos dessa residência.

Texto: padre José Luiz Faria Junior

Imagens: Fernanda Gomes – PASCOM Catedral