Dom Majella convida fiéis para participarem da Assembleia Eclesial

12 de julho de 2021

Numa carta emitida neste domingo (11), o arcebispo metropolitano, dom José Luiz Majella Delgado-C.Ss.R., explicou a importância da participação da arquidiocese de Pouso Alegre no processo de escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe (AE), que ocorre entre os dias 21 e 28 de novembro de 2021 na Cidade do México.

“Essa assembleia, motivada pelo Papa Francisco, acontece com a participação das Igrejas Particulares latino-americanas e caribenhas para ser um caminho sinodal de oração, de escuta do Espírito e do Povo de Deus para um discernimento conjunto da vontade divina, dos sinais dos tempos e do apelo que Ele nos faz, 14 anos após a V Conferência do Episcopado Latino-americano e Caribenho, realizada em Aparecida/SP no ano de 2007, e no horizonte de duas celebrações especiais: 500 anos da aparição de Nossa Senhora de Guadalupe (2031) e 2000 anos da Redenção de Jesus Cristo (2033)”, escreveu.

Para animar esse processo, o arcebispo constituiu uma comissão, formada pelo cônego Wilson Mário de Moraes, padre Thiago de Oliveira Raymundo e padre Marcos Roberto da Silva. Duas lives já foram realizadas na última semana, introduzindo os fiéis na dinâmica adotada pela AE. Até o final do mês de agosto, outros momentos virtuais estão previstos para formação de todos, inclusive do clero.

“A Assembleia Eclesial será um caminho sinodal, feito com a participação de todo o Povo Deus: leigos, leigas, religiosos, religiosas, diáconos, seminaristas, sacerdotes, bispos e todas as pessoas de boa vontade que desejam caminhar em comunidade. Será um “caminhar juntos” para crescermos em nossa vocação batismal e sermos, de fato, discípulos missionários em saída”, explicou dom Majella.

Leia a carta de dom Majella na íntegra:

Reverendíssimo clero,
religiosos e religiosas,
leigos e leigas da Arquidiocese de Pouso Alegre.

Saudação de paz!

Nossa Arquidiocese recebeu no dia 14 de abril de 2021 carta convocatória do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) para participar do processo de escuta do Povo de Deus, parte da Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, que acontecerá de 21 a 28 de novembro de 2021, na Cidade do México.

Essa assembleia, motivada pelo Papa Francisco, acontece com a participação das Igrejas Particulares latino-americanas e caribenhas para ser um caminho sinodal de oração, de escuta do Espírito e do Povo de Deus para um discernimento conjunto da vontade divina, dos sinais dos tempos e do apelo que Ele nos faz, 14 anos após a V Conferência do Episcopado Latino-americano e Caribenho, realizada em Aparecida/SP no ano de 2007, e no horizonte de duas celebrações especiais: 500 anos da aparição de Nossa Senhora de Guadalupe (2031) e 2000 anos da Redenção de Jesus Cristo (2033).

A Assembleia Eclesial será um caminho sinodal, feito com a participação de todo o Povo Deus: leigos, leigas, religiosos, religiosas, diáconos, seminaristas, sacerdotes, bispos e todas as pessoas de boa vontade que desejam caminhar em comunidade. Será um “caminhar juntos” para crescermos em nossa vocação batismal e sermos, de fato, discípulos missionários em saída.

Nossa Arquidiocese acolhe a motivação do Papa Francisco e a convocação do CELAM para participar desse caminho sinodal. Recebemos esse pedido em um tempo oportuno que estamos vivendo em nossas comunidades: tempo de animação e preparação para o 1º Sínodo Arquidiocesano, que acontecerá a partir de 2022. Vejo a participação na Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe como uma ação do Espírito Santo que poderá fortalecer o nosso caminho sinodal de oração, escuta, partilha e animação pastoral.

Por isso, peço ao Povo de Deus, presente na Arquidiocese de Pouso Alegre, que conheça, reze e participe da Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe.

Em nossa Igreja Particular, fizemos um caminho inicial para divulgar esse evento eclesial através de duas “lives de abertura”, que aconteceram no canal da Arquidiocese no YouTube, nos dias 06 de julho (terça), às 20h, e 10 de julho (sábado), às 9h30, motivando a todos e, agora, com nossa carta efetivamos este convite de participação no processo. Convidamos a percorrer tal caminho acompanhando, também, as “lives Caminho da Assembléia”, às terças-feiras, 20h, e as “lives Rezar e Caminhar”, aos sábados, 17h, dos meses de julho e agosto.

Peço que rezem nas celebrações, nas comunidades, nos diversos grupos pastorais e individualmente pelo bom êxito da assembleia, seguindo a Oração da Assembleia Eclesial, divulgada em nosso site (https://arquidiocesepa.org.br/) e nas redes sociais oficiais da Arquidiocese. Rezemos juntos, pedindo a intercessão de Nossa Senhora de Guadalupe e abertos à ação do Espírito Santo, para colhermos bons frutos das sementes lançadas neste caminho sinodal.

Além disso, conto com a participação dos leigos, leigas, religiosos, religiosas e ministros ordenados de nossa Arquidiocese no processo de Escuta do Povo de Deus que está sendo realizado na Assembleia Eclesial, de modo online, por meio de questionário disponível no site https://asambleaeclesial.lat/escucha/. Como orientado nas “lives”, esse questionário pode ser respondido de modo individual ou grupal até o dia 31 de agosto de 2021.

Para animar esse caminho em nossa Arquidiocese, constitui a Comissão de Animação da Primeira Assembleia Eclesial composta pelos padres, Côn. Wilson Mário de Morais, Pe. Marcos Roberto da Silva e Pe. Thiago de Oliveira Raymundo.

Por fim, oriento que as ações da Assembleia Eclesial sejam realizadas, preferencialmente, de modo online. Se presenciais, sigam as orientações para a realização das celebrações em tempo de pandemia, já apresentadas por mim anteriormente, e as normas sanitárias de cada município.

Agradeço aos fiéis e aos ministros ordenados de nossa Igreja Particular por acolherem este pedido de caminho pastoral, que fazemos juntos, para animar e fortalecer nossas comunidades, em comunhão com a Igreja presente na região latino-americana e caribenha do mundo.

Que Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina, interceda a Deus por nós, para caminharmos sempre com seu Filho, Jesus Cristo! Recebam meu abraço de pastor, orações e a bênção, solidário com tantas dores de nosso povo na pandemia do COVID-19 e com a esperança de calmaria, de dias melhores, após esta tempestade.

Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R.
Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre