Dom Majella emite mensagem por ocasião do aniversário de dedicação da Catedral

2 de agosto de 2019

Na última sexta-feira (2), o arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, dom José Luiz Majella Delgado – C.Ss.R., emitiu uma mensagem por ocasião do aniversário de dedicação da Catedral Metropolitana de Pouso Alegre, celebrado no dia 3 de agosto. A celebração deste ano coincide o ano da caridade, em preparação ao jubileu arquidiocesano.
Faça download da mensagem

“A caridade é uma graça, um presente. Um dom de Deus e devemos pedi-lo. O papa Francisco afirma que a caridade é uma graça, ‘porque nos faz compreender que por nós mesmos não somos capazes de amar verdadeiramente: precisamos que o Senhor renove, continuamente, o dom da caridade em nosso coração, através da experiência da sua infinita misericórdia’”, escreveu o arcebispo.

Segundo o arcebispo, não são poucas as instituições e paróquias que ajudam que oferecem gestos concretos de amor e caridade, sejam materiais ou espirituais.

“Atitudes de se fazer próximos de quem é pobre, nas várias acepções da pobreza, oprimidos, marginalizados, idosos, doentes, crianças, todos aqueles que são tratados e considerados como ‘últimos na sociedade’. Conforta-nos o exercício da caridade expresso na acolhida de famílias e jovens migrantes venezuelanos na arquidiocese de Pouso Alegre. Quero agradecer este extraordinário sinal de humildade e solidariedade, que brota de um coração atento aos outros”, afirmou.

O arcebispo ainda deixou a indicação litúrgica a ser seguido pelas paróquias. Quando o aniversário ocorre na véspera de um domingo do tempo comum:

a) Na própria igreja Catedral: Solenidade
Ofício solene do Comum da Dedicação (com I vésperas)
Missa do comum da Dedicação: Gl, Cr, Pf da Dedicação.
Leitura (três) à escolha do Lecionário (vol III, pp. 235-249)

b) Na Arquidiocese: Festa
Ofício festivo do Comum da Dedicação (com I Vésperas)
Missa do Comum da Dedicação: Gl, Cr, Pf da Dedicação