Dom Majella faz Visita Pastoral à Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Itajubá

4 de março de 2023

Após a pandemia por COVID-19, dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano de Pouso Alegre (MG), retoma visitas episcopais às paróquias da arquidiocese. De 2 a 5 de março, o arcebispo está em Itajubá (MG) para visitar a Paróquia Nossa Senhora das Graças.

A visita episcopal, também chamada de “Visita Pastoral”, faz parte da missão de um bispo. O Código de Direito Canônico pede que o bispo visite a sua diocese, total o parcialmente, ao menos cada cinco anos. Na visita, o bispo conhece de perto e com diligência os fiéis, as instituições católicas, as coisas e os lugares sagrados da diocese (cânones 396-398).

Dom Majella, desde 2014, quando iniciou seu ministério episcopal na Igreja Particular de Pouso Alegre, já realizou visitas a muitas paróquias. Devido à pandemia por COVID-19, o arcebispo interrompeu essa ação ministerial. Neste ano, dom Majella retoma as visitas episcopais em paróquias dos Setores Pastorais Mantiqueira e Mogi.

A retomada das visitas se iniciou na última quinta (2), na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Itajubá. Lá, o arcebispo foi acolhido na Vila Vicentina pelos fiéis e pelos padres Rodrigo Carneiro Paiva Mendes, pároco, e Leandro Luís Mota Ribeiro, vigário. Durante a visita, o arcebispo já se encontrou com as religiosas da Providência de Gap; fez reunião com os membros dos conselhos da paróquia; celebrou sacramentos; se encontrou com fiéis, educadores, enfermos, candidatos ao diaconado permanente e autoridades municipais; e visitou comunidades urbanas e rurais. A visita será encerrada amanhã (5), às 20h, com missa no Santuário de Nossa Senhora da Agonia.

Para os padres Rodrigo e Leandro Luís, a visita de dom Majella é um momento único e marcante para a paróquia. Os padres e os fiéis da paróquia acolhem o arcebispo com fecunda expectativa e amor e esperam que a visita episcopal fortaleça as ações de evangelização das comunidades.

A próxima visita do arcebispo será à Paróquia Santo Antônio, também em Itajubá, a partir do dia 23 de março.

Veja mais fotos da Visita Pastoral à Paróquia Nossa Senhora das Graças.

Texto: padre Leandro Luis Mota Ribeiro e padre Thiago de Oliveira Raymundo
Imagens: Delma Maria Mendonça de Castro

A imagem destacada da notícia traz fiéis, padre Rodrigo Carneiro, padre Leandro Luís e dom Majella, no início da Visita Pastoral à Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Vila Vicentina, na última quinta (2).