São Casimiro: príncipe dos pobres e modelo para juventude

1 de março de 2023

Casimiro nasceu na Croácia no dia 3 de novembro de 1458. Era filho do rei Casimiro IV e da rainha Elisabete d’Asburgo.

Ele destacou-se não pela grandeza do seu império, mas pela humildade e simplicidade. Viveu como eremita em seu próprio quarto, dedicando-se à penitência e à oração.

Tornou-se conselheiro de seu pai e ajudou-o a ter diálogo de paz com vários povos. Não se encantava pela vida política e nem pelo poder que lhe era de direito, porém não se eximia do dever de auxiliar sua família no reinado.

Casimiro optou em viver uma vida celibatária e, totalmente, dedicada a Deus. Por isso, recusou o governo de várias regiões que eram anexadas ao império de seu pai e também recusou o casamento que seu pai lhe havia arranjado.

No dia 4 de março de 1484, com apenas 25 anos, Casimiro faleceu, vítima da tuberculose. Por sua fama de caridade e sua dedicação durante a vida pelos mais simples, foi venerado, desde sua morte, como santo.

Sua canonização foi celebrada pelo Papa Leão X. Depois disso, passou a ser o padroeiro da Lituânia e da Polônia. Ele também é o Padroeiro da juventude lituana e protetor dos pobres.

Seu exemplo de vida ilumina a caminhada a de fé dos cristãos. Casimiro nos ensina a não nos deixarmos encantar pelas glórias do mundo e nem pelo poder temporal. As maiores e verdadeiras riquezas só podem ser encontradas a partir da doação total de si mesmo em prol dos irmãos.

Oração a São Casimiro

“São Casimiro, vós que tivestes tudo para reinar soberanamente e usufruir do que desejásseis, preferistes o caminho da santidade. Quanto vos louvo por essa vossa escolha cheia de sabedoria ante a efemeridade desta vida. Dai aos nossos jovens do mundo inteiro, por vossa intercessão junto a Jesus Cristo e a Santa Mãe dos Céus, o despertar das mais santas vocações sacerdotais. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.”

Fonte: https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-sao-casimiro
Imagem: Vatican Media