Dom Majella participa de novenário em Bom Jesus da Lapa (BA)

2 de agosto de 2023

Ontem (1), dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano de Pouso Alegre (MG), participou de novenário ao Bom Jesus, em Bom Jesus da Lapa (BA).

De 28 de julho a 5 de agosto, acontecem celebrações especiais ao Bom Jesus, cuja festa é celebrada no dia 6 de agosto. Em Bom Jesus da Lapa (BA), há um santuário dedicado a essa devoção.

Francisco de Mendonça Mar, imigrante português, ourives, pintor e padre, iniciou, no século XVIII, no interior oeste da Bahia, a devoção ao Senhor Bom Jesus e a Nossa Senhora da Soledade. O padre português acolhia peregrinos que vinham rezar em uma gruta e em uma capela. Hoje, nessa região, há o Santuário do Senhor Bom Jesus da Lapa e de Nossa Senhora da Soledade, sob os cuidados dos missionários redentoristas e da diocese local.

Peregrinos da Festa do Bom Jesus da Lapa, em Bom Jesus da Lapa (BA).

Dom José Luiz Majella participou, ontem (1), do 5º dia do novenário em Bom Jesus da Lapa e fez a homilia. Em sua reflexão, o arcebispo de Pouso Alegre destacou a vocação e a missão de Santo Afonso Maria de Ligório, fundador dos redentoristas, celebrado nessa data; os trabalhos dos missionários redentoristas no santuário local e a espiritualidade dos peregrinos que participam da festa do Bom Jesus.

“Aqui pode se sentir verdadeiramente a pulsação de peregrinos, de gerações em gerações, que se põem a caminho de Bom Jesus da Lapa para experimentar a obra de cura, o olhar, a misericórdia do Senhor Bom Jesus. Um acontecimento que se torna encontro com Jesus”, refletiu dom Majella.

As celebrações especiais dedicadas à Festa do Bom Jesus continuam até o dia 6 de agosto e podem ser acompanhadas pelas mídias digitais do santuário.

Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo
Imagens: Tamiris Batista / Assessoria de Comunicação – Santuário do Bom Jesus da Lapa