Dom Majella visita Marmelópolis por ocasião do jubileu da arquidiocese

24 de abril de 2022

Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Marmelópolis (MG), recebeu a visita de dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano, nos dias 23 e 24, por ocasião da preparação do jubileu de 60 anos de criação da arquidiocese de Pouso Alegre (MG). Essa comemoração será no dia 23 de setembro deste ano.

A visita episcopal contou com a celebração de missa solene, no dia 23, na igreja matriz Nossa Senhora Aparecida, em Marmelópolis, com a participação do pároco, padre Valdair Benedito Peres, dos seminaristas Iago Gabriel e Leonardo Henrique e dos fiéis da paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Da esquerda para a direita, seminarista Iago, dom Majella, padre Valdair e seminarista Leonardo.

Até o dia 23 de setembro, dom Majella está visitando paróquias da arquidiocese para marcar a preparação arquidiocesana para a celebração de seu jubileu de 60 anos de criação. No dia 23 de setembro de 1962, a diocese de Pouso Alegre foi instalada canonicamente como sede arquiepiscopal, criada pela bula Qui tanquam Petrus, no dia 14 de abril daquele ano.

Brasão da arquidiocese e banner do 1º Sínodo são apresentados pelos fiéis de Marmelópolis na missa em preparação ao jubileu de 60 anos da arquidiocese.

Na missa, em Marmelópolis, o arcebispo foi acolhido pelos fiéis e pelo pároco. Na celebração da missa, foram entronizados solenemente a imagem de São Sebastião, padroeiro da arquidiocese, a imagem do brasão arquidiocesano e o banner do 1º Sínodo arquidiocesano.

Imagem de São Sebastião, padroeiro da arquidiocese, é entronizada por fiel de Marmelópolis.

Ao final da missa, dom Majella recebeu da paróquia uma placa comemorativa de sua visita. Além disso, hoje (24), o arcebispo visitou a comunidade rural Cubatão de Cima, onde foi acolhido pelos fiéis e aconteceu uma confraternização.

Da esquerda para a direita, seminaristas Iago e Leonardo, dom Majella e padre Valdair, na missa em preparação ao jubileu de 60 anos da arquidiocese, em Marmelópolis.

A paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Marmelópolis, foi criada por dom Majella no dia 20 de janeiro de 2016 e instalada oficialmente no dia 21 de fevereiro daquele ano, desmembrada da paróquia Nossa Senhora da Soledade, em Delfim Moreira (MG). Seu primeiro pároco foi o padre Rodrigo Aparecido Domingues, MSC, já que as comunidades que deram origem à paróquia estavam sob os cuidados pastorais dos padres missionários do Sagrado Coração (MSC). A partir de setembro de 2019, a paróquia Nossa Senhora Aparecida foi confiada aos cuidados do clero arquidiocesano. Desde o dia 7 de setembro daquele ano, padre Valdair Benedito Peres é o segundo pároco da paróquia.

Dom Majella e fiéis da comunidade rural Cubatão de Cima, da paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Marmelópolis, hoje (24).

Até o dia 23 de setembro deste ano, ocorrerão outras missas em preparação ao jubileu da arquidiocese, com a presença do arcebispo: 23 de junho, em Albertina (MG); 23 de julho, em Itajubá (MG), na paróquia Sagrada Família, e 23 de agosto, em Pouso Alegre, na paróquia São José Operário.

Matéria: padre Thiago de Oliveira Raymundo.
Imagens: José Renato Ribeiro, da Pascom/Paróquia Nossa Senhora Aparecida/Marmelópolis.

A imagem destacada da notícia traz dom Majella apresentando placa comemorativa de sua visita a Marmelópolis, por ocasião da preparação da celebração dos 60 anos da arquidiocese, no dia 23 de abril de 2022.

Seguem mais fotos do evento.