Paróquias iniciam atividades do 1º Sínodo arquidiocesano

24 de abril de 2022

Após a abertura oficial do 1º Sínodo, no dia 14 de abril, Quinta-feira Santa, na catedral metropolitana, em Pouso Alegre (MG), por dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo, paróquias da arquidiocese iniciam atividades da fase paroquial desse evento sinodal.

Neste final de semana (23 e 24), 2º Domingo da Páscoa e da Divina Misericórdia, paróquias da arquidiocese de Pouso Alegre iniciaram as atividades da fase paroquial do 1º Sínodo arquidiocesano. Para marcar o início das atividades paroquiais, ocorreram missas, bênçãos, formação e confraternização com a participação de padres, seminaristas e demais cristãos leigos representantes das comunidades.

Para simbolizar o início da etapa paroquial do 1º Sínodo, os fiéis das comunidades foram enviados pelos padres, receberam velas comemorativas e o subsídio dos encontros paroquiais.

Você acompanha, nesta matéria, fotos das atividades de abertura nas paróquias São Cristóvão, em Pouso Alegre; São José, no distrito do Pântano, dessa mesma cidade; São João Batista, em Cachoeira de Minas (MG); Santo Antônio, em Ouro Fino (MG); Nossa Senhora da Conceição, em Camanducaia (MG); São Sebastião, em Itapeva (MG); São Francisco de Paula, em Poço Fundo (MG); São Sebastião, em Andradas (MG), São Sebastião e São Roque, em Bom Repouso (MG), e Nossa Senhora da Piedade, em Turvolândia (MG).

Padre Simão Cirineo Ferreira e fiéis da paróquia São Sebastião, em Andradas, iniciam as atividades do 1º Sínodo.

A abertura da fase paroquial está sendo feita nas demais paróquias da arquidiocese, conforme programação local.

Padre Clemildes de Paiva, seminaristas e demais cristãos leigos participantes do 1º Sínodo, da paróquia São Cristóvão, em Pouso Alegre.

O 1º Sínodo arquidiocesano foi iniciado oficialmente no dia 14 de abril, Quinta-feira Santa, na catedral metropolitana, em Pouso Alegre, com a leitura do seu decreto de abertura, lançado por dom Majella.

Padre Ivan Paulo Moreira e cristãos leigos do 1º Sínodo, da paróquia São João Batista, em Cachoeira de Minas.

O caminho sinodal será iluminado pelo tema “Igreja, caminho de comunhão para a missão” e, pelo lema, “Aproximou-se e pôs-se a caminhar com eles” (Lc 24, 15).

Padre Marcos Roberto da Silva e cristãos leigos do 1º Sínodo, da paróquia São José, no distrito do Pântano, em Pouso Alegre.

Os objetivos do 1º Sínodo são:

1) aproximar o olhar da realidade atual em que vivem as paróquias da arquidiocese, enquanto rede de comunidades, e envolver todas as forças vivas para o exercício de escuta sinodal, diante dos desafios que se apresentam no caminho da ação evangelizadora;

Padre João Luiz Ferreira Peçanha e fiéis da paróquia São Sebastião, em Itapeva, iniciam o 1º Sínodo.

2) pôr-se ao encontro de todas as pessoas, sentir a realidade, no esforço contínuo de sair ao encontro dos mais afastados, acolhendo-os e integrando-os na caminhada eclesial e daqueles com os quais a Igreja é chamada ao diálogo ecumênico e inter-religioso;

Giovana Costa Carvalho, da paróquia São João Batista, em Cachoeira de Minas, iniciou as atividades do 1º Sínodo com a comunidade rural Jacarandá.

3) caminhar juntos no itinerário sinodal, aberto à ação vivificante do Espírito que mostra novos caminhos e novos métodos, redescobrindo a alegria de viver a vocação ao discipulado-missionário na Igreja e testemunhando a comunhão na diversidade e a missão no mundo.

Padre José Setembrino de Melo, padre Thiago de Oliveira Raymundo e cristãos leigos das comunidades, animadores paroquiais do 1º Sínodo, da paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Camanducaia.

Para participar do 1º Sínodo, procure a secretaria e/ou o padre da sua paróquia. Os encontros paroquiais desse evento arquidiocesano serão realizados de abril a novembro deste ano para escutar os cristãos e pessoas de boa vontade que desejam manifestar suas sugestões para as ações pastorais da Igreja.

Fiéis da paróquia São Francisco de Paula, em Poço Fundo, realizam encontro do 1º Sínodo.
Padre Francisco Carlos Neto e fiéis da paróquia São Sebastião e São Roque, em Bom Repouso, iniciam o 1º Sínodo.
Padre Vanderlei Assis Xavier e fiéis da paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Turvolândia, se reúnem para atividades do 1º Sínodo.

Matéria: padre Thiago de Oliveira Raymundo.

Imagens: Pascom (das paróquias citadas na matéria).

A imagem destacada da notícia traz fiéis cristãos leigos da paróquia Santo Antônio, em Ouro Fino, reunidos para abertura paroquial do 1º Sínodo, no dia 23 de abril, acompanhados pelo seminarista Dioni Acácio.

Seguem mais fotos da abertura do 1º Sínodo nas paróquias.