Encontro Mundial das Famílias traz diversas catequeses sobre o tema

14 de agosto de 2018

Entre os dias 21 e 26 de agosto, a Igreja volta seu coração para o IX Encontro Mundial das Famílias que ocorre em Dublim, na Irlanda. O tema que norteará todas as reflexões foi escolhido pelo Papa Francisco: “O Evangelho da Família: alegria para o mundo”, com base na Exortação Apostólica pós-sinodal “Amoris Laetitia”. O encontro é coordenado pelo novo Dicastério pera os Leigos, a Família e a Vida, presidido pelo Cardeal K. Farrell.

Link IX Encontro Mundial das Familias

Link Dicasterio para os Leigos, a Familia e a Vida

O Dicastério oferece em seu site um itinerário catequético à luz do que o Papa Francisco doou ao mundo inteiro com a Exortação Apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia. Tal percurso, composto por sete catequeses, é acompanhada pelo ícone evangélico de Lucas (2, 41-52), que narra a perda de Jesus aos 12 anos e o seu encontro no Templo. Em um entrelaçamento do texto de Amoris laetitia e a história única da Sagrada Família de Nazaré pretende mostrar quão oportuna e profética é a proclamação do Evangelho da família.

“As questões propostas não pretendem ser reduzidas apenas a um momento de reflexão, mas, acima de tudo, querem estimular a família e a Igreja a se moverem para fazer escolhas pastorais verdadeiras à luz das diretrizes do Papa Francisco. Realmente agradecemos neste particular, as sugestões das perguntas enviadas pela organização da Irlanda que há muito tempo ofereceram à Igreja do país o programa catequético Let’s talk about Family. Propomos também a escolha de algumas obras de arte e de música de acordo com o texto da Exortação Amoris Laetitia o que torna as palavras do próprio texto mais bonitas através da arte. Coloquemos essas catequeses nas mãos das famílias, paróquias, igrejas locais, bispos, sacerdotes, diáconos, consagrados, das associações e movimentos familiares, para que “o Evangelho da Família seja a alegria do mundo”, Assim como o tema da Jornada Mundial das Famílias deseja anunciar a todos nós. Confiamos tal caminho de preparação a custódia da Sagrada Família de Nazaré”, escreveu na apresentação o Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Cardeal Kevin Farrell.

Histórico do Encontro Mundial das Famílias

O ano de 1994 foi declarado pelas Nações Unidas o “Ano Internacional da Família”. Também na Igreja o Papa João Paulo II quis que se celebrasse simultaneamente um Ano da Família. Assim ocorreu o primeiro Encontro Mundial das Famílias, realizado em Roma, nos dias 8 e 9 de outubro de 1994, promovido, como todos os sucessivos, pelo Pontifício Conselho para a Família.

Desde então, a cada três anos, em diferentes lugares do mundo, houve um Encontro Mundial das Famílias introduzido por um Congresso Teológico Pastoral Internacional. A conclusão normalmente conta com a presença do Papa, com uma vigília/festa das famílias e uma grande celebração eucarística final.

1. S. João Paulo II – I Encontro Mundial: 1994 (8-9 outubro) Roma (Itália). No contexto do Ano da Família “Família: coração da civilização do amor”
2. S. João Paulo II – II Encontro Mundial: 1997 (4-5 outubro) Rio de Janeiro (Brasil). “A família: dom e compromisso, esperança da humanidade”
3. S. João Paulo II – III Encontro Mundial: 2000 (14-15 outubro) Roma (Itália). No contexto do Grande Jubileu de 2000 “Os filhos, primavera da família e da sociedade”
4. S. João Paulo II – IV Encontro Mundial: 2003 (25-26 janeiro) Manila (Filipinas). “A Família cristã: uma boa nova para o terceiro milênio” *** S. João Paulo II (ao vivo pela TV)