Faça o download do material usado nas formações paroquiais de 2020

10 de fevereiro de 2020

O mês de fevereiro e março serão de formação para os setores pastorais da arquidiocese de Pouso Alegre, já visando o Sínodo arquidiocesano. Juntamente com o seu jubileu de 120 anos de criação, o ano de 2020 também é um ano de preparação espiritual, difusão e motivação para o Sínodo. Cada setor pastoral já se organizou para esse encontro e cada paróquia também deverá oferecer aos paroquianos formação e conscientização sobre esse momento importante que a arquidiocese passa a viver a partir de agora.

Link jubileu de 120 anos de criação

Esses encontros têm dois objetivos, segundo o coordenador de pastoral, padre Mauro Ricardo de Freitas.

“O primeiro é apresentar o roteiro de formação do ano de 2020 em preparação para o Sínodo, com um livro de formação que será entregue. O foco deverá ser a motivação para o Sínodo, o que é o Sínodo e como acontecerá o Sínodo em nossa arquidiocese. O segundo objetivo é motivar a equipe paroquial e expor o seu papel no desenvolvimento do Sínodo, principalmente para esse ano e ano que vem, que será a etapa paroquial”, disse.

Para esses momentos, a comissão de formação permanente, juntamente com o apoio da comissão para o primeiro Sínodo Arquidiocesano preparou um livro com diversos encontros, os quais ajudam o fiel a percorrer um itinerário de reflexão para uma boa compreensão da temática. Os temas são: O que é Igreja?; Uma Igreja sinodal; As diretrizes da ação evangelizadora do Brasil 2019-2023; O que é o Sínodo Diocesano; Os discípulos de Emaús e a Espiritualidade. São seis encontros, que poderão ser enriquecidos com a disposição de cada paróquia e sua equipe de assessoria ou comissão paroquial para o Sínodo.

Sem o aprofundamento não entraremos de coração nesse tempo de graça chamado Sínodo. Um pensamento conhecido diz que nós amamos o que conhecemos. Então busquemos conhecer melhor o caminho sinodal”, finalizou padre Mauro.

DOWNLOAD DO LIVRO PARA FORMAÇÃO PAROQUIAL 2020

por Pe. Andrey Nicioli