Faculdade Católica de Pouso Alegre realiza Roda de Conversa sobre Inteligência Artificial e Igreja

27 de novembro de 2023

No dia 22 de novembro, no auditório da Faculdade Católica de Pouso Alegre, foi realizado um evento em parceria entre a Faculdade, a PASCOM da Arquidiocese de Pouso Alegre, a UNA, a FAI e as paróquias do Setor Pastoral Mandu, sobre Inteligência Artificial, ChatGPT e Igreja.

Com o tema “Perspectivas técnicas, éticas e pastorais para uma comunicação plenamente humana”, o evento reuniu alunos e professores das paróquias do Setor Pastoral Mandu, fiéis católicos das paróquias de Pouso Alegre e interessados pelo tema.

Mediado por Djalma Pelegrini, o encontro promoveu uma reflexão interdisciplinar sobre a Inteligência Artificial, envolvendo perspectivas tecnológicas, filosóficas e pastorais, e com a participação da comunidade acadêmica e de grupos eclesiais de Pouso Alegre e região.

À frente da roda de conversa, também estavam alguns assessores para o tema: o Prof. Drndo. Tobias Augusto Rosa Faria (Faculdade Católica de Pouso Alegre), Prof. Drnda. Isabela Vasconcelos de Carvalho Motta (UNA/Fai/Inatel) e Drndo. padre Thiago de Oliveira Raymundo (UCA / Pascom Arq. Pouso Alegre).

Dentre as reflexões promovidas no evento, destacou-se a relevância atual do tema, não apenas para as áreas da tecnologia e da comunicação, mas também para as áreas da filosofia e teologia. O evento reconheceu a importância do assunto, em comunhão com o Papa Francisco, que escolheu a Inteligência Artificial como tema do Dia Mundial da Paz de 2024 (1º de janeiro) e do 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais (12 de maio de 2024).

O evento foi transmitido ao vivo no canal da Arquidiocese de Pouso Alegre, pelo YouTube.

Acesse e acompanhe a gravação da Live (início à partir de 30:55)

Texto: Italo Cavalcante

Fotos: Edilene Coutinho