Filho da arquidiocese é ordenado presbítero em Caldas

30 de janeiro de 2022

Padre Fernando José de Freitas foi ordenado presbítero na paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Caldas (MG), ontem (29). O novo sacerdote é caldense e atuará como padre na diocese de Leopoldina (MG).

A celebração ocorreu às 10h do último sábado, na igreja matriz de Nossa Senhora do Patrocínio, em Caldas. A cerimônia contou com a presença de autoridades civis e religiosas, familiares e amigos do padre Fernando, vindos das dioceses de Leopoldina e Taubaté (SP) e da arquidiocese de Pouso Alegre, onde o ordenado realizou atividades pastorais. Seu lema de ordenação é “Para curar os feridos no coração”, inspirado em Is 61.

Padre Fernando foi ordenado presbítero pela imposição das mãos de dom Edson José Oriolo dos Santos, bispo de Leopoldina, onde o presbítero é incardinado para o serviço da Igreja. Dom Edson foi padre da arquidiocese de Pouso Alegre, de 5 de maio de 1990 até 11 de julho de 2015, quando foi ordenado bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG). Em 25 de janeiro de 2020, dom Edson tomou posse do governo episcopal da diocese de Leopoldina.

Os padrinhos eclesiásticos do novo sacerdote foram dom Edson Oriolo e os padres Jésus Andrade Guimarães e Lucas da Silva Crispim. Seus padrinhos leigos foram Carlos Alexandre de Freitas, Misleine de Cássia Garcia, Nildo Mendes Cardoso e Dulciléia Maria de Carvalho Brito.

Padre Fernando e dom Edson Oriolo.

Padre Fernando nasceu em Caldas em 17 de agosto de 1987. É filho de Carlos Borromeu de Freitas e Terezinha Garcia de Freitas. Foi criado no distrito de Santana de Caldas. Realizou seus estudos fundamentais em sua cidade natal e cursou o ensino médio no Colégio São José, em Pouso Alegre. Graduou-se em Filosofia na Faculdade Católica de Pouso Alegre e em Teologia, na Faculdade Dehoniana, em Taubaté.

As mãos ungidas de padre Fernando foram desatadas por seus pais, Carlos Borromeu e Terezinha.

Vocacionalmente, padre Fernando foi incentivado a ser sacerdote pelos padres Sebastião Pereira Dal Poggetto, falecido em 7 de março de 2018, e Antonio Van Baalen, residente em Santana de Caldas. Ele foi seminarista da arquidiocese de Pouso Alegre, de 2003 a 2009, e ainda secretário de dom Edson Oriolo, quando este era padre e pároco da paróquia Bom Jesus, na catedral metropolitana, em Pouso Alegre. Foi também seminarista da diocese de Taubaté de 2011 a 2014.

As mãos do padre Fernando foram ungidas por dom Edson.

Concluídos os seus estudos, padre Fernando foi acolhido pelo atual bispo de Leopoldina, para receber o sacramento da Ordem. Em 8 de fevereiro de 2021, foi admitido às ordens sacras. No mesmo ano, em 11 de fevereiro, recebeu os ministérios de leitor e acólito, e, em 1º de maio de 2021, foi ordenado diácono pelo mesmo bispo, com o lema “Não temas acolher” (Mt 1,20).

Em 19 de janeiro de 2022, padre Fernando foi nomeado por dom Edson como pároco da paróquia do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, em Itamarati de Minas (MG), e vice-chanceler do bispado de Leopoldina.

Padre Fernando discursa em sua primeira missa na igreja matriz de Caldas, hoje (30). Divulgação: Paróquia Nossa Senhora Patrocínio – Caldas (MG).

A primeira missa do padre Fernando foi celebrada hoje (30), no distrito de Santana de Caldas, às 10h, com a pregação da Palavra de Deus feita por padre Jésus Andrade Guimarães.

Padres da diocese de Leopoldina e da arquidiocese de Pouso Alegre concelebraram a missa presidida por padre Fernando na igreja matriz de Caldas hoje (30). Divulgação: Paróquia Nossa Senhora Patrocínio – Caldas (MG).

A segunda missa aconteceu no mesmo dia na igreja matriz de Caldas, às 19h, com o sermão feito por padre Hiansen Vieira Franco, pároco da paróquia de São Domingos, em Poços de Caldas, e professor de História da Igreja, na Faculdade Católica de Pouso Alegre.

Padre Hiansen fez o sermão da missa presidida por padre Fernando em Caldas. Divulgação: Paróquia Nossa Senhora Patrocínio – Caldas (MG).

Leia na íntegra a homilia de padre Hiansen.

Com informações e imagens de diocese de Leopoldina e da paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Caldas. A imagem destacada da notícia traz o padre Fernando apresentando as suas mãos ungidas aos fiéis presentes em sua ordenação presbiteral, no dia 29.