Homilia do padre Thiago de Oliveira Raymundo na missa de sua posse como pároco da Missão Católica de Língua Espanhola da Diocese de Hildesheim, na Alemanha

9 de janeiro de 2024

Leia na íntegra a homilia do padre Thiago na qual explicou o sentido da liturgia celebrada, relacionando-a com o processo de sua preparação para a nova missão, suas motivações e objetivos e agradecendo aos presentes.

Os Reis Magos, hoje lembrados por nós nesta liturgia, seguiram uma jornada, guiados pela estrela de Belém, em direção à Luz do Menino Jesus. Partiram do distante Oriente e foram sensíveis para reconhecer os limites do caminho em Jerusalém, seguindo o brilho da estrela que os conduzia. Traçaram um caminho de fé e conseguiram chegar até Jesus.

Hoje, também começamos uma jornada, que não começa hoje…

Assim como os Reis Magos, deixei minha família no Brasil, meu pai Tarciso, minha mãe Inêz, minha Igreja, meu Bispo, dom Majella, meus irmãos padres, minhas comunidades e fiéis, que acompanham minha vocação e são a alegria e razão da minha missão. Com eles, discerni e busquei apoio para vivenciar uma experiência pastoral e de estudos além das fronteiras.

Após diversos contatos, e-mails, conversas, reuniões e expectativas, cheguei, em 3 de janeiro, a Belém-Hildesheim e suas comunidades católicas de língua espanhola. Fui acolhido pelas Missões Católicas de Língua Espanhola na Alemanha, pelo padre Ferrán, pelo padre Jorge, pela Diocese de Hildesheim, por dom Heiner Wilmer, pelo padre Hennecke, pela Senhora Nadine Willke, pelos membros do conselho pastoral da nossa Missão e seus fiéis.

Vocês tornam possível essa graça e oportunidade! Obrigado!

Venho de longe, do Oriente-Brasil, do Oriente-Sul de Minas, do Oriente-Pouso Alegre. Estou aqui para caminhar com vocês!

Iniciamos nossa jornada alemã em um momento especial. Em 2024, completaremos 200 anos da imigração alemã para o Brasil. Em 25 de julho de 1824, os primeiros imigrantes alemães chegaram a São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, perto de Porto Alegre. Assim como aqueles pioneiros, iniciamos em 2024 um caminho com a esperança de construir pontes entre nossas culturas e enriquecer nossa experiência eclesial compartilhada.

Juntos, faremos temporariamente um caminho de fé, compartilhando a vocação de viver os valores do evangelho, principalmente a proximidade, a fraternidade, a escuta e a partilha, em um tempo em que a indiferença religiosa e os excessos do capitalismo neoliberal nos fazem sentir cansados e solitários.

Aprender o idioma alemão, aprimorar o espanhol e mergulhar na cultura e sociedade alemãs para avançar nos estudos de filosofia são necessidades que me motivaram a estar aqui.

Essas motivações estão ligadas ao meu sacerdócio.

Estudo o cansaço analisado por Byung-Chul Han, filósofo sul-coreano que vive em Berlim e escreve em alemão. Com isso, busco um diálogo entre a sociedade, a filosofia, a Igreja e a fé para ajudar aqueles que mais sofrem em nossos dias. Faço a experiência de estudos para ser um melhor padre, buscando o exercício do diálogo e do encontro para fortalecer o dom do sacerdócio que Deus me confiou e ajudar a concretizar a misericórdia na Igreja.

Como os Reis Magos eram estrangeiros em Belém, todos nós somos estrangeiros aqui! Somos peregrinos na Alemanha! Aqui, também somos Reis Magos, com objetivos, sonhos e necessidades diferentes, compartilhando o mesmo caminho de fé.

Na nossa jornada, meu melhor e maior tempo será dedicado aos fiéis da Missão Católica de Língua Espanhola e ser padre com aqueles que mais precisam. Este é o ouro, incenso e mirra que trago nas malas e no coração! Contem comigo para caminhar juntos! Espero caminhar com os pés na realidade da Igreja Católica na Alemanha e com corações ardentes pela fé em Jesus Cristo!

Agradeço a todos que apoiam esta missão, no Brasil e na Alemanha, e prepararam nossos dias de acolhida e início do exercício pastoral. Obrigado por me receberem aqui! Agradeço por receberem minha mãe e meu arcebispo! Obrigado, mãe e dom Majella, por estarem aqui, aquecerem meu coração e fortalecerem meus pés de peregrino!

Que Santa Teresinha do Menino Jesus, Santa Edwiges, São João Paulo II e os santos patronos dos 24 países de língua espanhola e portuguesa, que formam nossa missão, intercedam por nós para fazermos uma excelente jornada de fé.

Plus ultra! Mais além, mais aqui em Hildesheim, na Alemanha! Caminhemos com fé! Avante! Sigamos juntos! Amém!

Padre Thiago de Oliveira Raymundo

Pároco da Missão Católica de Língua Espanhola – Diocese de Hildesheim

Basílica de São Clemente, Hannover, 7 de janeiro de 2024

Confira a reportagem completa sobre a viagem e a tomada de posse do padre Thiago aqui.

Texto enviado pelo padre Thiago

Foto: Arquivo/Missões Católicas de Língua Espanhola – Diocese de Hildesheim