Meio ambiente e o sonho ecológico de Francisco

23 de junho de 2023

Comemoramos, no dia cinco do mês de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente. Embora já tenha escrito sobre essa temática outras vezes, volto a ela por considerar sua relevância atualmente. A defesa do meio ambiente, da ecologia e de nossa Casa Comum é fundamental neste momento em que muitos cientistas apontam que, se a destruição da natureza continuar, a vida no planeta será inviabilizada. Com o meio ambiente vulnerabilizado, a vida corre risco e, sem possibilidade de vida, não existimos. Portanto, a defesa do meio ambiente é questão de sobrevivência nossa, como espécie humana.

Do ponto de vista religioso, as Igrejas podem dar uma grande contribuição, primeiro por que possui um fundamento teológico robusto e, depois, porque temos grande capacidade na formação de consciências e mudanças de comportamento. Aqui farei uso da encíclica Laudato Si’, do papa Francisco, capítulo II, item 2, o qual tem como título “A sabedoria das Narrações Bíblicas”. Um título bem sugestivo. Então vejamos.

As narrativas da criação no livro do Gênesis nos apresentam dois textos que ajudam. O primeiro é capítulo 1,31 no qual se afirma que após a criação do homem e da mulher “(…) Deus viu que tudo era bom”. Ou seja, ao concluir a obra criadora Deus estava satisfeito com tudo o que fizera. Tudo estava no seu devido lugar, com perfeição. O segundo texto é do capítulo 1,26 que mostra a criação de cada ser humano por amor. Isso confere aos humanos dignidade e responsabilidade. Também o profeta Jeremias vem consolidar essa visão. Vejamos Jr 1,5: “antes de te formar (…)”. Ou seja, fomos concebidos no coração de Deus. Cada um de nós é fruto de um pensamento de Deus. Cada um de nós é amado e necessário. As narrativas do Gênesis indicam que a existência humana se fundamenta em três relações: com Deus, com o próximo e com a Terra. Segundo a Bíblia, essas três relações vitais se romperam não só exteriormente, mas também interiormente. Essa ruptura é o pecado. A harmonia inicial foi rompida quando quisemos ocupar o lugar de Deus

Segundo elemento fundamental que o Gênesis nos oferece é o tipo de relação que devemos ter com a criação. Enquanto no capítulo 1,28 se usa o verbo dominar, no capítulo 2,15 se usa: cultivar e guardar. Desta forma, o autor sagrado nos diz que Deus, ao criar todas as coisas por um imenso amor, deu à humanidade a missão de dominar a tudo com cuidado amoroso. Dominar, portanto, não pode ser confundido com o uso irresponsável dos bens naturais ao ponto de se colocar em risco a existência humana e toda a criação.

Além disso, outros livros bíblicos ajudam-nos a compreender que de fato “Do Senhor é toda a Terra” (Sl 24/23,1 e Dt 10,14). Esses textos tiram do ser humano toda pretensão de posse sobre a obra da criação. E, ainda mais, em Lv 25,23: “As terras não se venderão a título definitivo, porque a terra é minha, e vós sois estrangeiros e meus agregados”.

Outro tema bíblico que nos esclarece como deve ser a relação do ser humano com a obra da criação é o do descanso sabático. Vejamos Ex 23, 12. Aí, o descanso tem a seguinte finalidade: “para que descansem os animais e os escravos”. Portanto, o cuidado da natureza não é só para o homem, mas para toda a criação, conforme também nos diz Dt 22,4.6. Esses textos não nos autorizam a defender um humanismo ou antropocentrismo despótico. Além do sábado como o sétimo dia da semana, o Primeiro Testamento também nos apresenta o “Ano Sabático” (descanso da Terra) e o Ano Jubilar (Perdão das dívidas, retorno das propriedades aos antigos donos) conforme descrito em Lv 25. Ainda temos a recomendação de não exaurir a terra e ter compaixão dos pobres (Lv 19,9-10) e também deixar as sobras para os estrangeiros.

Assim, podemos concluir, sem esgotar a reflexão, que o item 2 do capítulo II da Laudato Si’ ajuda-nos grandemente a repensar nossa relação com o meio ambiente e os fundamentos que temos para tal testemunho. Esse é um dos grandes sonhos de Francisco, o papa latino-americano: uma relação harmoniosa dos humanos com toda a natureza, criada por Deus, de forma que toda a vida seja preservada e respeitada.

 

Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay.

 

 

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