Membros do clero arquidiocesano realizam encontro de espiritualidade

16 de junho de 2023

Padres e arcebispo se reuniram, hoje (16), na igreja matriz da Paróquia São José Operário, em Pouso Alegre (MG), para manhã de espiritualidade por ocasião do Dia de Oração pela santificação dos sacerdotes.

O tema do encontro foi “A mística do coração de Jesus e a fraternidade presbiteral”. A Pastoral Presbiteral, coordenada pelo padre Heraldo José dos Reis, organizou o evento. Estiveram presentes: dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, e os padres do clero arquidiocesano. Os participantes realizaram momentos de oração, reflexão, adoração ao Santíssimo Sacramento e confraternização.

A reflexão do tema foi realizada pelo padre José Luis de Gouvêa, scj, pároco da Paróquia Divino Espírito Santo, em Varginha (MG). O palestrante destacou que o padre é chamado a ter o coração aberto para servir a Deus, entrar em sua intimidade, buscar a santidade e ajudar a humanidade a ser marcada pelo amor divino. Para isso, é importante que o sacerdote redescubra as origens do seu chamado, do seu primeiro Amor, e volte à fonte vocacional, para entrar na dinâmica do coração de Jesus. Além disso, explicou que o padre é chamado a se colocar sempre em missão no meio da humanidade para amar a todos, sem reservas, e ser sinal de misericórdia.

“O coração de Jesus aberto na cruz é para nós, sacerdotes, manancial de Salvação e renovação da vocação para nos mostrar que somos irmãos e testemunhar o amor a Jesus no meio da humanidade”, disse o padre José Luis.

Padre José Luis de Gouvêa, scj, palestrante do Dia de Oração pela santificação do clero.

No início do encontro, padre Adriano São João, pároco da Paróquia São José Operário, e padre Heraldo acolheram os clérigos participantes. Dom Majella também acolheu os padres. Em sua fala, o arcebispo destacou que o Dia de Oração pela santificação do clero é oportunidade para refletir sobre a santidade e a fidelidade vocacional. Ele pediu que os padres rezem pela sua santificação, em sintonia com o Ano Vocacional e a caminhada sinodal da arquidiocese.

“Rezar pela nossa santificação é rezar pela nossa fidelidade. Padre, mergulhe no coração de Jesus para fortalecer o vínculo da sua vocação com Jesus, viver o desafio do seu chamado e crescer na santidade, com a força da comunhão dos santos. Deixemos que o Espírito Santo nos ilumine para fortalecer a vivência da vocação”, exortou dom Majella.

O Dia de Oração pela santificação do clero foi iniciado na Igreja Católica em 1995, por incentivo do papa São João Paulo II. Dom Majella, desde o início do seu episcopado na Arquidiocese de Pouso Alegre, em 2014, tem proposto a celebração desse dia por meio de encontro de oração com os membros do clero arquidiocesano. É realizado sempre na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, celebrada, neste ano, hoje (16).

Veja mais fotos do evento.

Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo
Imagens: padre Anderson Ribeiro dos Santos