Membros do clero arquidiocesano se reúnem para primeira reunião anual

16 de fevereiro de 2023

Ontem (16), aconteceu a primeira reunião de 2023 dos membros do clero arquidiocesano, no Seminário Nossa Senhora Auxiliadora, em Pouso Alegre (MG). A reunião, organizada pela Secretaria Arquidiocesana de Pastoral e seu coordenador, padre Edson Aparecido da Silva, tratou de assuntos pastorais. Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano, esteve presente e incentivou os participantes a se empenharem nas ações pastorais.

A reunião também contou com a participação de seminaristas da arquidiocese, com destaque para os seminaristas em Ano Pastoral. Religiosos atuantes em paróquias da arquidiocese também participaram do evento. Cristãos leigos que colaboram em ações pastorais arquidiocesanas participaram da reunião.

Na parte da manhã, os responsáveis pela Pastoral Familiar, Laércio Batista Guedes, Francini Sales Silva e cônego Mauro Morais, apresentaram proposta de formação para catequistas do sacramento do Matrimônio e metodologia de preparação de casais para a vida matrimonial. Além disso, Maria Helena Barbosa Rosa e padre Marcos Vinícius da Silva, da Pastoral do Batismo, expuseram as ações dessa pastoral e orientações para a preparação e celebração do sacramento do Batismo. Na ocasião, a primeira parte do Diretório Pastoral Litúrgico-sacramental foi explicada para os membros do clero.

No período da tarde, a reunião tratou de encaminhamentos pastorais. Padre Mauro Ricardo de Freitas, secretário executivo do 1º Sínodo, apresentou ações que estão sendo realizadas sobre o processo de sinodalidade na arquidiocese. Amauri Ludovico falou sobre ações de proteção integral à pessoa idosa. Padre Felipe Mateus da Silva e professores do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) expuseram sobre o projeto CAPACITA SUL DE MINAS, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2023, para formação inicial e continuada a ser realizada nas paróquias da arquidiocese em parceria com essa instituição superior de ensino. Padre Rafael Gouvêa Domingues destacou ações que estão sendo realizadas na Pastoral do Dízimo. Padre Fabiano José Pereira e padre Samuel de Faria Gâmbaro apresentaram os novos seminaristas da arquidiocese, acolhidos em 2023 para a Etapa Propedêutica, e as ações que serão realizadas pela Pastoral Vocacional para vivenciar o 3º Ano Vocacional do Brasil, iniciado em 20 de novembro de 2022 e a ser encerrado em 26 de novembro deste ano. Ações relacionadas à Casa do Clero e ao setor administrativo da Cúria foram descritas pelo padre Elton Cândido Ribeiro, ecônomo arquidiocesano. Padre Luciano Aparecido Pereira explicou as ações da Pastoral Bíblico-catequética e projeto para reforma do Centro Pastoral, no Seminário Arquidiocesano.

Ao final da reunião, dom José Luiz Majella Delgado compartilhou ações pastorais e do governo episcopal realizadas nos últimos meses. Em sua fala, dom Majella incentivou padres, diáconos, seminaristas e cristãos leigos a se empenharem nas ações pastorais da arquidiocese para que estejam dispostos a criar uma nova cultura pastoral diante das exigências e desafios pastorais e as orientações da Igreja.

Veja as fotos do evento.

Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo
Imagem: seminarista Márcio Aurélio Gonçalves Junior