Mensagem por ocasião da celebração de aniversário de dedicação da Catedral Metropolitana

31 de julho de 2021

MENSAGEM POR OCASIÃO DA CELEBRAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE DEDICAÇÃO
DA CATEDRAL METROPOLITANA DE POUSO ALEGRE

Aos sacerdotes, diáconos, consagrados e consagradas, seminaristas, fieis leigos e leigas, atuantes nos ministérios, movimentos, pastorais e serviços e a todo o povo de Deus na Arquidiocese de Pouso Alegre.

Aproximou-se, pôs-se a caminhar com eles (Lc 24,15).

Celebraremos no dia 03 de agosto a festa da Dedicação da Catedral Metropolitana de Pouso Alegre, igreja dedicada ao Senhor Bom Jesus dos Mártires. A Ele pedimos revigorar a caminhada pré-sinodal da nossa Arquidiocese, fortalecendo o testemunho do amor misericordioso de Deus que os fiéis das nossas comunidades paroquiais dão em nosso mundo ferido. Que Ele nos acompanhe em nosso esforço e dedicação de serviço à evangelização ao povo de Deus, preferencialmente aos pobres e mais necessitados, especialmente em meio aos desafios e sofrimentos gerados por essa pandemia.

A pandemia não está permitindo a concretização de muitos projetos pastorais, mas enalteço o trabalho de forma espontânea e muito generoso das comunidades paroquiais, promovendo transmissão de celebrações, videoconferências, lives, ajuda social e várias formas de animação espiritual para muitos cristãos entristecidos no seu confinamento.

A palavra que estamos vivenciando no momento nas nossas comunidades eclesiais é ESCUTAR. Iniciamos o caminho do primeiro Sínodo Arquidiocesano com o processo de escuta de todo o povo de Deus. Encontramos no livro do Apocalipse, no final de cada uma das sete cartas às igrejas da Ásia, a seguinte expressão: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Ap 2,7.11.17.29; 3,6.13.22). A escuta do Espírito é abertura à transformação da nossa vida pelo Evangelho.

Nesse momento, escutar nos abre perspectivas para o horizonte da sinodalidade da nossa Igreja arquidiocesana. Antes de tudo, “escutar é atitude, é inclinar-se para o outro, é disponibilidade para acolher o dito e o não dito, o entusiasmo da história ou o seu avesso, a sua dor” (José Tolentino Mendonça). A meta é caminhar juntos, lendo os sinais dos tempos, escutando o que o Espírito diz à Igreja particular de Pouso Alegre.

Começamos a grande aventura da escuta do povo de Deus, acolhendo o pedido do Papa Francisco, para contribuir com a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, realizando atividades virtuais pelo canal do YouTube da Arquidiocese, através das “Rodas de Conversas” e Momentos de oração, “Rezar e Caminhar”, incentivando os fiéis e ministros ordenados a responderem o questionário de Escuta do Povo de Deus. Conforme orientações da CNBB já constituímos a Equipe Arquidiocesana de animação para a preparação da fase diocesana do Sínodo dos Bispos, que culminará com a assembleia de outubro de 2023 em Roma. O caminho sinodal da nossa Arquidiocese também vem sendo construído com a realização de reflexão e tomada de consciência sobre a vida e a missão eclesial, com a formação das lideranças das comunidades paróquias. O Sínodo é sempre uma experiência de conversão para todos.

Somos testemunhas de uma Igreja viva! O Senhor Bom Jesus dos Mártires convida-nos a segui-lo nas provas da vida cotidiana. Que a intercessão de nossos Santos e Santas, padroeiros de nossas comunidades eclesiais, bem como o amor terno de Nossa Senhora Aparecida, continuem nos acompanhando em nossa missão de avançar com coragem, construindo unidade através do discernimento, para que possamos colocar em prática a vontade de Deus e os planos da ação evangelizadora, a partir do I Sínodo Arquidiocesano de Pouso Alegre.

Feliz e abençoada festa da Dedicação da Igreja Catedral para todos!

Para a celebração do aniversário da Dedicação da Igreja Catedral, peço a todos que considerem as observações apresentadas pelo Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil – 2021 (cf. p. 35), a seguir:

Quando o aniversário ocorre em dia de semana

a) Na própria igreja catedral: Solenidade

Ofício solene do Comum da Dedicação (com I Vésperas).
Missa do Comum da Dedicação: Gl, Cr, Pf da Dedicação.
Leituras (três) à escolha no Lecionário (vol. III, pp. 235-249)

b) Na Arquidiocese: Festa

Ofício festivo do Comum da Dedicação (com I Vésperas)
Missa do Comum da Dedicação: Gl, Pf da Dedicação.
Leituras (duas) à escolha no Lecionário (vol. III, pp. 235-249)

Garanto-lhes a minha oração e concedo-lhes de coração a bênção.

Pouso Alegre, 29 de julho de 2021
Memória dos Santos Marta, Maria e Lázaro

Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R.
Arcebispo Metropolitano do Pouso Alegre

PC-SE 012/2021