“Carta ao Povo de Deus” após Semana Arquidiocesana de Liturgia

2 de agosto de 2021

A Província Eclesiástica de Pouso Alegre (dioceses de Campanha, Guaxupé e Pouso Alegre) esteve reunida entre os dias 26 e 30 de julho para a Semana Arquidiocesana de Liturgia. Foram cerca de 100 participantes reunidos via sistema on-line, sendo assessorados po, Dom Edmar Peron, Pe. Francisco Inácio Vieira Júnior, Pe. Wallison Rodrigues, Lourdes Zavarez e Giovanni Marques. O arcebispo de Pouso Alegre, dom José Luiz Majella Delgado – C.Ss.R., também participou do encontro.

O tema estudado pelos participantes foi: “Palavra e Ministerialidade na Liturgia e na Igreja”; e o lema: “É Cristo que fala em mim!” (2Cor 13,3)

“Constatamos que cresce a cada dia nossa sensibilidade litúrgica à acolhida da Palavra de Deus, cuja mesa abundantemente nos é servida não somente na Liturgia da Palavra das celebrações sacramentais, mas também durante toda a sua ritualidade: cantos, preces, orações, homilias etc. Também nos alegramos em perceber o amor dos fieis pelas divinas Escrituras, nas experiências pessoais e comunitárias de Leitura Orante da Bíblia e nas mais diversas celebrações da Palavra, incluindo aquelas realizadas em família, sobretudo no período da pandemia”.

Um dos sinais do apreço pela leitura e reflexão da Palavra de Deus está na valorização do mês da Bíblia, o qual se comemora 50 anos de existência em 2021.

Leia a carta na íntegra:

CARTA AO POVO DE DEUS

“Tua Palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho. Vê como eu amo teus preceitos, Senhor; faze-me reviver, conforme o teu amor!” (Sl 118[119], 105.159)

Revmos. Presbíteros!Queridos irmãs e irmãos leigos, animadores(as) da liturgia em nossas comunidades! Amado povo de Deus!

Foi com imensa alegria e espírito de comunhão arquidiocesana que, aproximadamente 100 participantes, estivemos reunidos nas noites dos dias 26 a 30 de julho de 2021 para a Semana Arquidiocesana de Liturgia. Congregados em torno da Palavra de Deus, nós a acolhemos atentamente, ocupando o nosso lugar de discípulos do Senhor, isto é, assentados aos seus pés (cf. Lc 10,38-42). Juntamente com a CNBB, reconhecemos que, se a Igreja “quiser evangelizar com alma, com paixão; se deseja que a fonte da Palavra sempre jorre para seu povo, não há caminho mais efetivo do que deixar-se mover pela força da Palavra em todas as suas ações e todos os seus projetos” (Est. 114, n. 24).

Auxiliados por assessores qualificados (Lourdes Zavarez, Dom Edmar Peron, Pe. Francisco Inácio Vieira Júnior, Pe. Wallison Rodrigues e Giovanni Marques) e motivados pela presença motivadora de nosso pastor, Dom Majella, procuramos aprofundar os desafios que hoje encontramos de uma autêntica espiritualidade bíblica e de dar à Palavra o lugar que lhe é próprio em nossas celebrações litúrgicas, a saber, o lugar de Pão da vida que alimenta a assembleia celebrante (cf. DV 21).

Constatamos que cresce a cada dia nossa sensibilidade litúrgica à acolhida da Palavra de Deus, cuja mesa abundantemente nos é servida não somente na Liturgia da Palavra das celebrações sacramentais, mas também durante toda a sua ritualidade: cantos, preces, orações, homilias etc. Também nos alegramos em perceber o amor dos fieis pelas divinas Escrituras, nas experiências pessoais e comunitárias de Leitura Orante da Bíblia e nas mais diversas celebrações da Palavra, incluindo aquelas realizadas em família, sobretudo no período da pandemia. Um dos sinais do nosso apreço pela leitura e reflexão da Palavra de Deus está na valorização do mês da Bíblia, cujos exatos 50 anos de existência estamos comemorando!

Tomamos consciência, no entanto, que ainda há muito o que fazer, para que a Palavra se torne o alimento diário de todos os cristãos, o que nos compromete com algumas ações urgentes:

1. Maior valorização da Sagrada Escritura, em âmbitos pessoal e comunitário, fomentando a sua leitura, meditação e estudo;

2. Redescoberta da sacramentalidade da Palavra, especialmente no contexto da ritualidade litúrgica, sabendo que se trata de presença real de Jesus Cristo, que fala à sua assembleia reunida, quando anunciada na sagrada liturgia (cf. SC, n. 7);

3. Formação de nossas lideranças, em geral, e ministérios litúrgicos, em particular, quanto à importância do pilar da Palavra de Deus em toda animação da vida pastoral, especialmente em nossas celebrações litúrgicas, nas quais somos convocados a ouvir, meditar, cantar, rezar e viver esta Palavra de vida e salvação. Um primeiro compromisso com a formação do nosso povo deverá ser a replicação das reflexões dessa Semana Arquidiocesana de Liturgia em nossas paróquias, no mês de Setembro/21, dedicado à Bíblia;

4. Enfim, maior incentivo às celebrações da Palavra de Deus em nossas comunidades e famílias.

Imploramos ao divino Espírito que “nos ensine a acolher com entusiasmo a força tão grande e o poder da Palavra de Deus’; ela ‘constitua o sustento e o vigor da Igreja‟ e seja’ para os seus filhos fortaleza da fé, alimento da alma e fonte pura e perene da vida espiritual” (Est. 114, n. 148).

Pouso Alegre, 30 de julho de 2021

Faça o download da “Carta ao Povo de Deus” aqui!