Mês Missionário será celebrado na Arquidiocese de Pouso Alegre

28 de setembro de 2023

O mês de outubro é tradicionalmente celebrado na Igreja como Mês Missionário. É um mês em que se intensificam as iniciativas de animação e orações em prol das missões.

Outubro se tornou o mês missionário por causa do Dia Mundial das Missões, celebrado no terceiro domingo de outubro. O papa Pio XI, em 1926, instituiu essa data com o desejo de incentivar a oração pelas missões e de promover uma coleta em favor da evangelização dos povos. Assim, todos os cristãos católicos são convidados, especialmente no mês de outubro, a rezar e a colaborar concretamente com sua oferta para a realização da missão da Igreja no mundo.

A Campanha Missionária 2023  tem como tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e como inspiração bíblica, o texto dos discípulos de Emaús, “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24,13-35). O tema deste ano ajuda a aprofundar a relação entre Igreja-local e a missão ad gentes, enquanto o lema está em sintonia com o 3º Ano Vocacional que a Igreja do Brasil está celebrando. A Campanha põe em evidência que cada Igreja local tem o dever de evangelizar toda pessoa e todos os povos até os confins da terra. Destaca-se que esta motivação missionária nasce da experiência do amor de Cristo que cativa e impulsiona cada cristão.

A mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões focaliza a atenção sobre o encontro com Jesus Ressuscitado como a motivação central do ser e agir missionários. Os pés dos discípulos se põem a caminho somente porque antes, os corações se inflamaram no encontro com Jesus que os ouviu, caminhou com eles, explicou-lhes a Escritura e ficou com eles para a partilha do pão.

O Mês Missionário nos recorda que todos podem colaborar concretamente com o movimento missionário através da oração e da ação, e com ofertas de valores em dinheiro. Por isso, em todas as Igrejas do mundo no terceiro domingo de outubro realiza-se a coleta missionária, destinada integralmente para a missão universal.

A Arquidiocese de Pouso Alegre, durante este mês, buscará sensibilizar e despertar a consciência missionária de todos os batizados, ajudando-os a perceber que todos são responsáveis pela edificação do reino de Deus. O COMIDI (Conselho Missionário Diocesano) orientou cada COMIPA (Conselho Missionário Paroquial) a realizar encontros de formação missionária em cada paróquia da arquidiocese, utilizando o material Novena Missionária, elaborado pelas Pontifícias Obras Missionárias. A Novena Missionária convida todos a rezar e refletir sobre a necessidade de uma uma Igreja em saída, próxima das pessoas e que chegue até os confins do mundo. Para cada dia da novena é oferecido um texto para ser lido, meditado e rezado, seguindo os passos da Leitura Orante da Bíblia.

Texto: padre José Luiz Faria Junior

Imagens: Site das Pontifícias Obras Missionárias – POM