Missa celebra a memória de Santa Edith Stein com estudantes de Pouso Alegre

10 de agosto de 2018

Na manhã da última quinta-feira (9), na Catedral Metropolitana de Pouso Alegre (MG), foi celebrada a missa pelos estudantes, na festa da memória de Santa Edith Stein (Santa Teresa Benedita da Cruz), uma das mais importantes pensadoras do século XX. A missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom José Luiz Majella Delgado – C.Ss.R., e coordenada pela equipe da Pastoral Arquidiocesana da Educação.

Estiveram presentes estudantes, acompanhados de professores e outros profissionais da educação, de mais de trinta escolas públicas e privadas do município de Pouso Alegre. Como gesto concreto, eles doaram alimentos para a Pastoral Social da Paróquia do Bom Jesus, apresentaram as camisetas escolares, como símbolo de sua atividade estudantil, e proclamaram a Palavra de Deus.

Muito atenta, a assembleia ouviu a homilia de Dom Majella que lembrou a vida de Santa Edith Stein, sua vocação para os estudos e para a vida religiosa, ressaltando sua conversão ao catolicismo na busca em responder perguntas existenciais fundamentais sobre a vida humana. Ligando essa busca ao evangelho do dia, Dom Majella ressaltou que Edith tinha uma pergunta e encontra a Verdade: Jesus. Voltou-se para os estudantes e pediu a eles que sempre tenham perguntas, pois é dessa forma que se pode crescer na vida. E acrescentou: “Quem é Jesus para você? Responder quem é Jesus é entender a cruz: marca do sofrimento, da dor, da injustiça, da opressão. Mas, essas são as marcas humanas. A marca de Deus é o amor”. Pediu que os jovens tenham os olhos fixos em Jesus que, na cruz, ensinou a perdoar. “Só entende quem é Jesus quem sabe perdoar, quem sabe amar”, completou.

No final da celebração, a equipe da Pastoral da Educação apresentou uma breve reflexão sobre o pensamento da Igreja Católica em relação ao processo educativo, salientando que, o que se espera, à luz dos valores cristãos, é que se formem pessoas integralmente, que contribuam para o bem comum, que sejam abertas ao diálogo e solidárias.
Na noite de quinta-feira, na igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, também em Pouso Alegre, foi celebrada outra missa com os estudantes, coordenada pela Pastoral da Educação e a Pastoral Universitária e presidida pelo Padre José Luiz Faria Júnior.