Mística e a espiritualidade da evangelização juvenil é refletida em encontro em Brasília

11 de setembro de 2018

Por Jovens Conectados –

Nos dias 07 e 08 de Setembro, foi realizado em Brasília (DF) o XIV Encontro Nacional de Representantes Diocesanos da Juventude – ENRDJ. O assessor do setor juventude da Arquidiocese de Pouso Alegre, padre Marcos Eduardo Caliari, esteve presente. O encontro teve como tema central “A mística e a eclesiologia de Papa Francisco. Que mística e eclesiologia devem animar a ação pastoral com os jovens e o Projeto IDE?”. A assessoria ficou por conta do Monsenhor Antônio Luiz Catelan Ferreira, membro da Comissão Teológica Internacional e da Doutrina da Fé da CNBB. Também participaram do encontro Dom Vilsom Basso, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a juventude – CEPJ, Dom Antônio Emídio Vilar e Dom Nelson Francelino Ferreira, membros da CEPJ e Padre Antônio Ramos (Pe. Toninho), assessor nacional da juventude.

O XVI ENRDJ contou com a presença de 168 participantes, de várias (Aqui) Dioceses do Brasil, que puderam, além de partilhar experiências dos trabalhos de evangelização da juventude, ouvir sobre a mística e a espiritualidade que deve envolver as iniciativas missionárias para os jovens.“Tomo como pressuposto que entre a eclesiologia do Papa Francisco e sua espiritualidade existe uma relação muito estreita: Sua espiritualidade é sua eclesiologia vivida no nível da profundidade, dos valores e das convicções”, afirmou Monsenhor Catelan.

O assessor do XIV ENRDJ também refletiu sobre o sínodo dos Bispos que acontecerá em Outubro e tem como tema “os Jovens, a fé e o discernimento vocacional”. “Espera-se que depois do sínodo a Juventude continue ocupando uma posição central na atenção da Igreja, que de um certo modo se efetive mesmo aquilo que a conferência de Puebla há 40 anos atrás apregoou com a opção preferencial pelos jovens”, concluiu.