Monsenhor Alderigi recebe homenagem em nova rota de peregrinação na arquidiocese

17 de maio de 2019

O caminho é uma homenagem a Monsenhor Alderigi Torriani e quer propagar a devoção ao Servo de Deus, filho de Jacutinga.

Formada pelos municípios de Jacutinga, Andradas, Ouro Fino e Santa Rita de Caldas, foi fundada na manhã da última quarta-feira (15), a “Associação do Caminho de Monsenhor Alderigi Torriani”. O trajeto já está traçado, com total de 57 km, podendo ser percorrido em dois dias de caminhada passando pela zona rural dos quatro municípios. De acordo com o presidente da Associação, Odval Aparecido Bertolassi, a ideia surgiu de uma conversa com amigos sobre o turismo em Jacutinga, após ficarem sabendo do processo de beatificação do padre Alderigi, que também que nasceu em Jacutinga e teve toda sua vida sacerdotal em Santa Rita de Caldas.

“Ficamos sabendo ainda que alguns peregrinos já têm o hábito de fazê-lo uma vez ao ano, então por que não torná-lo conhecido de todos os amantes de caminhada, sejam peregrinos ou não, uma vez que o caminho é lindo, com uma natureza maravilhosa e que percorre os morros e vales do Sul de Minas”, explicou.

Segundo um dos membros da comissão responsável pela divulgação da causa de canonização do monsenhor Alderigi, padre Andrey Nicioli, toda peregrinação deve levar o fiel a um processo de conversão e encontro com Jesus Cristo.
“Toda peregrinação é um ato de fé. Colocar-se no caminho para melhor seguir a Cristo. Não pode ser apenas um lazer ou uma forma de passatempo. Olhando para essa iniciativa do caminho entre Jacutinga e Santa Rita de Caldas, vamos pedir a intercessão de um ser humano que passou a vida fazendo o bem. Monsenhor Alderigi está sim no processo de canonização, e queremos levar muitas pessoas, muitos peregrinos a se espelharem e praticarem as mesmas virtudes. E claro, que as pessoas também peçam a intercessão dele”, afirmou.

Quanto a estrutura de apoio aos peregrinos e caminhantes, Bertolassi afirma que já foram feitas visitas aos parceiros do caminho que receberão os turistas e visitantes, “tendo 100% de adesão, sendo eles: mercearias, mercados, pousadas, que ficam nos bairros ao longo do trajeto. Os bairros que receberão os peregrinos são: São Sebastião dos Robertos, Barra, Campestrinho, Pião, que contemplam os municípios de Jacutinga, Andradas, Ouro Fino e Santa Rita de Caldas”, finaliza.

O lançamento oficial vai ocorrer no dia 03 de outubro, com uma missa solene na Igreja Matriz de Santo Antônio, em Jacutinga, tendo a caminhada inaugural no dia 05 de outubro. O intuito do projeto é de desenvolver o turismo religioso em Jacutinga e região.

Monsenhor Alderigi Torriani

Filho de imigrantes italianos, Alderigi nasceu em Jacutinga, em 1895. Desde pequeno sentiu-se chamado por Deus para a vida sacerdotal. Cultivou a semente da vocação através da oração, da vida comunitária em sua paróquia e da constante participação nos sacramentos. Depois dos estudos no Seminário de Pouso Alegre, foi ordenado sacerdote em 1920.

Em vida, Padre Alderigi já possuía uma difundida fama de santidade. Muitas são as pessoas que relatam ter recebido graças de Deus após terem pedido sua bênção e seus conselhos, tendo hoje um processo de beatificação em andamento no Vaticano.

A partir da abertura deste processo de canonização, Padre Alderigi é chamado Servo de Deus. Este título indica que um processo está sendo realizado para que a Igreja reconheça, oficialmente, que ele viveu, de modo heroico, as virtudes cristãs e seja apresentado como modelo de santidade a todos os católicos.

Diretoria eleita ficou da seguinte forma:
– Diretor Presidente: Odval Aparecido Bertolassi – Jacutinga
– Diretor Vice-Presidente: Paulo Henrique Fonseca Dias De Carvalho – Santa Rita de Caldas
– Diretora Secretária: Selislei De Cássia Coról De Pontes – Andradas
– Diretor Secretário Adjunto: Dorival Geraldo Dos Santos Junior – Ouro Fino
– Diretor Financeiro: Euclides Do Nascimento – Jacutinga
– Diretor Financeiro Adjunto: André Luís Lopes dos Santos – Jacutinga
– Conselho Fiscal: Titular: Newton José De Carvalho – Jacutinga
– Titular: Bruno De Paula Pereira – Andradas
– Titular: Maria Inês De Lima E Silva – Santa Rita de Caldas
– Suplente: José Peres Romero Filho – Ouro Fino
– Suplente: Flávio Franco Silva – Santa Rita de Caldas