Monsenhor José Carneiro celebra 75 anos de vida presbiteral

8 de dezembro de 2021

Monsenhor José Carneiro celebra no dia da Imaculada Conceição de Maria, 75 anos de vida doada à Igreja Particular de Pouso Alegre

Nascido em Itajubá (MG), em 20 de outubro de 1921, filho de Victor de Souza Pinto e Maria Carneiro Pinto, Monsenhor José Carneiro Pinto, foi o pároco que mais tempo ficou à frente do Santuário de Santa Rita de Cássia em Santa Rita do Sapucaí-MG

Em sua mocidade, foi coroinha do Cônego Adolfo, seu tio, e nessa época já começava a despertar sua vocação sacerdotal.

Sua fase de estudos se deu no Seminário Menor em Pouso Alegre, e mais tarde no Seminário Menor de Mariana, onde iniciou, em 1941, seus estudos de Filosofia e Teologia.

Ordenado presbítero em 08 de dezembro de 1946 na Catedral Metropolitana de Pouso Alegre,  pelas mãos de Dom Otávio Chagas de Miranda.  Seu lema foi “A Jesus, pela Virgem Maria, o meu sacerdócio”. A primeira missa foi celebrada em Santa Rita do Sapucaí no dia seguinte.

Foi professor no Seminário de Pouso Alegre, Vigário Cooperador da Catedral e Vigário Ecônomo de Congonhal, onde fundou a Catequese e a Congregação Mariana.

Foi depois Vigário Cooperador de Paraisópolis, Vigário Ecônomo de Gonçalves e de Consolação. Em seguida foi Vigário Ecônomo de Conceição dos Ouros, e no dia 19/08/1952 foi nomeado Vigário Auxiliar de Santa Rita, onde era Pároco o Côn. Herculano, já doente nessa época, cargo que honrou com dignidade e trabalho por quase cinco décadas.

Nossa Arquidiocese se rejubila por esta data e eleva a Deus suas preces pelo presbiterado deste nosso irmão seja cada vez mais fecundo em nossa Igreja Particular. Parabéns Monsenhor José Carneiro!

Informações: valeindepedente.com.br

Foto: Pascom Santuário de Santa Rita – Santa Rita do Sapucaí