Natividade de Maria: veio ao mundo a Mãe do Redentor!

6 de setembro de 2023

“Vinde, todas as nações, vinde, homens de todas as raças, línguas e idades, de todas as condições: com alegria celebremos a natividade da alegria! (…) Que a criação inteira se alegre, festeje e cante a natividade de uma santa mulher, porque ela gerou para o mundo um tesouro imperecível de bondade, e porque, por ela, o Criador mudou toda a natureza humana em um estado melhor!”  (São João Damasceno, século VIII)

Nove meses após a solenidade da Imaculada Conceição, no dia 8 de setembro, a Igreja celebra a Natividade de Maria Santíssima, esta que foi concebida por meio de um milagre de Deus concedido a seus pais já idosos, que ainda não tinham filhos, embora muito pedissem ao Senhor para receberem essa graça. E então, no tempo oportuno, o plano de Deus se cumpriu, com o nascimento daquela a qual daria à luz o Salvador do céu e da terra.

Nas Sagradas Escrituras nada encontramos sobre a origem e nascimento da Mãe de Deus, mas sim, em textos apócrifos e na Santa Tradição Católica, que apontam que Nossa Senhora nasceu em Jerusalém, próximo à piscina de Betesda, onde hoje se encontra a Basílica de Santa Ana (antiga casa onde morou com seus pais). Recebeu o nome “Miriam”, que significa ‘Senhora da Luz’ em hebraico. O nome Maria provém da tradução de seu nome original para o latim.

A Virgem Maria foi um exemplo e modelo de vida cristã e por isso é uma mulher que deve ser imitada pela sua confiança, entrega e disponibilidade para servir a Deus e ao próximo. Nós, como filhos de Deus e também da Santíssima Virgem, somos chamados a recorrer a ela para encontrarmos refúgio, conforto, ajuda e proteção.

Oração

“Oh, Maria Santíssima, eleita e destinada ao eterno pela augustíssima Trindade para mãe do Unigênito Filho do Pai, anunciada pelos profetas, esperada pelos patriarcas e desejada por todas as gentes, sacrário e templo vivo do Espírito Santo, sol sem mancha, porque fostes concebida sem pecado original, Senhora do Céu e da Terra, Rainha dos céus e dos anjos! Nós, humildemente prostrados, vos veneramos e nos alegramos pela solene comemoração anual de vosso felicíssimo nascimento. E do mais íntimo de nosso coração, nós vos suplicamos que vos digneis, benigna, vir a nascer, espiritualmente, em nossas almas, para que, cativadas estas por vossa amabilidade e doçura, vivam sempre unidas ao vosso dulcíssimo e amabilíssimo coração. Amém!”

Referências:

História de Nossa Senhora da Natividade. Terra Santa. Disponível em: https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-nossa-senhora-da-natividade/483/102/.

Natividade de Nossa Senhora, o nascimento da Mãe de Deus. Santo do dia – Canção Nova. Disponível em: https://santo.cancaonova.com/santo/natividade-de-nossa-senhora-o-nascimento-da-mae-de-deus/.

Natividade de Nossa Senhora. CNBB, 2021. Disponível em: https://www.cnbb.org.br/natividade-de-nossa-senhora-2/.

Festa da Natividade de Nossa Senhora. INSPETORIA SÃO JOÃO BOSCO – BELO HORIZONTE, 2022. Disponível em: https://www.salesianos.br/blog/festa-da-natividade-de-nossa-senhora.

A natividade de Maria. Vatican news, 2020. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2020-09/a-natividade-de-maria.html.

Referência de imagem:

https://www.vaticannews.va/pt/feriados-liturgicos/natividade-de-nossa-senhora.html