Necrológico de monsenhor José Carneiro Pinto

21 de julho de 2022

Chancelaria do arcebispado apresenta dados biográficos do monsenhor José Carneiro Pinto, falecido hoje (21), aos 100 anos e nove meses.

Monsenhor José Carneiro Pinto, filho de Victor de Souza Pinto e Maria Carneiro Pinto, nasceu na cidade de Itajubá, aos 20 de outubro de 1921. Fez seus estudos iniciais em Santa Rita do Sapucaí, Paraisópolis e Borda da Mata e, posteriormente, entrando para o Seminário, realiza seus estudos em Pouso Alegre e em Mariana, no seminário maior.

Foi ordenado padre pelas mãos de Dom Octávio Chagas de Miranda, no dia 08 de dezembro de 1946, na Catedral Metropolitana do Bom Jesus, em Pouso Alegre. Celebrou sua primeira missa na Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia, em Santa Rita do Sapucaí, no dia 15 de dezembro de 1946.

Monsenhor José Carneiro de 1947 a 1953 foi professor no Seminário e exerceu as primícias de seu sacerdócio como vigário da Catedral, de Congonhal, Brazópolis, Paraisópolis, Consolação e Gonçalves. No ano de 1953 chega a Santa Rita do Sapucaí como Vigário Cooperador e se torna pároco em 1957, exercendo seu paroquiato até o ao de 1997, quando se torna emérito, continuando a residir e a oferecer seus dons sacerdotais em Santa Rita do Sapucaí.

Foi nomeado Cônego Catedrático do Cabido Metropolitano de Pouso Alegre aos 22 de setembro de 1972 e capelão de sua Santidade, como Monsenhor, aos 14 de dezembro de 1993 e, ao completar seu centenário de nascimento, em outubro de 2021, foi condecorado pelo Papa Francisco com a comenda pro Ecclesia et Pontifice (pela Igreja e pelo Papa), que está entre as mais altas condecorações honoríficas concedidas pela Igreja Católica para homenagear a atuação de leigos e ordenados na mesma Igreja Católica.

Obteve, também, o título de Cidadão Honorário Santa-ritense aos 14 de dezembro de 1985 e membro da Academia Santa-ritense de Letras aos 10 de abril de 1995 e recebeu a Medalha “Desembargador Hélio Costa” aos 08 de dezembro de 2009.

São incontáveis os feitos do Monsenhor José na sua lida paroquial em mais de 40 anos em favor da paróquia, dos seus paroquianos e do próprio município de Santa Rita do Sapucaí, bem como seus trabalhos pastorais pela arquidiocese, especialmente sua coordenação do Apostolado da Oração.

Mesmo afastado de suas obrigações paroquiais, mas em pleno exercício do ministério sacerdotal, nunca deixou de prestar seu auxílio pastoral a todos que a ele se achegassem.

Devotíssimo da Virgem Maria e de Santa Rita de Cássia, acompanhado pelo seu sobrinho-neto, Pe. Rodrigo Carneiro, mesmo nos dias de maiores dificuldades na pandemia, não deixou de celebrar e rezar com seus conhecidos e de elevar efusivos VIVAS a Nossa Senhora e Santa Rita de Cássia.

Por ocasião de seus 100 anos e de lá para cá, mais recolhido e debilitado pela saudável longevidade, não deixou de testemunhar sua fé e seu amor sacerdotal.

Nos últimos dias, internado no Hospital Antônio Moreira da Costa, em Santa Rita do Sapucaí, pelas dificuldades centenárias, veio a entregar piedosamente seu Espírito às 21h50 do dia 21 de julho de 2022, na quinta-feira, ao Deus Criador e ao Eterno Sacerdote Jesus Cristo, com a firme esperança da ressurreição, sob a acolhida celestial da Virgem Maria e de Santa Rita de Cássia, a quem tanto amou e suas vidas propagou.

Descanse em paz, Monsenhor! Receba a coroa da vitória aquele que foi ornado na terra com o dom do sacerdócio. Reze por nós!

 

Texto: Chancelaria arquidiocesana de Pouso Alegre

Imagem: Arquivo/Pe. Rodrigo Carneiro

A imagem destacada da noticia traz, da esquerda para a direita, padre Rodrigo Carneiro Paiva Mendes, monsenhor José Carneiro Pinto e dom José Luiz Majella Delgado, na igreja matriz de Nossa Senhora de Fátima, em Santa Rita do Sapucaí.