Nossa Senhora da Agonia

5 de abril de 2023

A festa de Nossa Senhora da Agonia ocorre em agosto, no dia da solenidade da Assunção da Virgem Maria e, desde os meados do século XVIII, é comemorado esse dia. Sua origem surgiu ao norte de Portugal, onde existe um santuário, próximo do cais. Lá, Nossa Senhora é conhecida como “Padroeira dos navegantes”.

Aqui no Brasil também, nós temos o primeiro santuário dedicado a Nossa Senhora da Agonia da América Latina, que fica situado na cidade de Itajubá, no Sul de Minas Gerais. O santuário é muito visitado pelos devotos de Nossa Senhora. Foi um português, residente em Itajubá, que doou o terreno para a construção da igreja e pediu que tivesse como padroeira Nossa Senhora com o título de Nossa Senhora da Agonia.

Conta-se a história que os pescadores saíam para o alto mar sem previsão do que poderiam lhes ocorrer, visto que, o mar era bravio e com ondas tão fortes que, com violência, jogava os barcos contra as rochas. Suas esposas subiam então nas colinas para os verem partir e faziam o mesmo para vê-los voltarem para casa. Porém, enquanto aguardavam, ficavam em agonia rezando e pedindo com fervor à Nossa Senhora que os trouxessem de volta. Os pescadores (navegantes) também, com muita devoção, antes de partirem clamavam pela proteção de Nossa Senhora, para livrá-los dos perigos que iriam enfrentar. Quando voltavam, eles festejavam e agradeciam com festa e celebrações por vencerem a fúria do mar e terem retornado para casa.

Fazendo uma analogia com essa história, podemos dizer que hoje vivemos nos “mares” de nossas vidas, onde, muitas vezes, enfrentamos nossas dificuldades e problemas que seriam as tempestades. Algumas vezes, somos até naufragados quando não estamos com Deus. Quantas vezes nós recorremos a Nossa Mãe da Agonia pedindo que possamos retornar e festejar as alegrias após as angústias da vida. Quando naufragamos, pedimos a intercessão da Nossa Senhora, que, carinhosamente, leva nossos pedidos até Jesus.

Durante a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, Nossa Senhora é também chamada de Nossa Senhora da Agonia porque acompanhou este caminho de dor. Sua missão sempre foi nos acolher como filhos e filhas, como Jesus pediu-lhe aos pés da Cruz.

Nossa Senhora da Agonia, a semelhança de Nossa Senhora da Soledade e das Dores, tem em sua imagem uma lágrima no rosto, pois chorou ao ver Jesus com a cruz nas costas, sendo açoitado e blasfemado. Tem a mão sobre o peito, porque viu ser cravado uma coroa de espinhos na cabeça de seu Filho e o viu ser pregado na cruz. Um manto azul-escuro que cobre sobre seus ombros lembra suas agonias e dores ao acompanhar todo sofrimento de Jesus até a sua morte na Cruz.

Peçamos, então, a Nossa Senhora da Agonia para interceder por nós junto a Jesus, por todas as nossas angústias, ansiedades, medos, sofrimentos e por todos os que sofrem e se afogam nas “águas do mar da vida”, para que em nossa vida possamos encontrar Jesus, o “Porto seguro para nossa Salvação.”

Nossa Senhora da Agonia, rogai por nós! Amém.

Referências:
SILVA, E. F.; RIBEIRO, A. L.; REZENDE, M. L. F. Um Breve Relato da História do Santuário Nossa Senhora Da Agonia. Itajubá. Arquidiocese de Pouso Alegre, 2013.

Imagem: Delma Mendonça / Santuário Nossa Senhora da Agonia – Itajubá – Mídias Sociais