Padre da Arquidiocese de Pouso Alegre inicia missão pastoral e estudos na Alemanha
Padre Thiago de Oliveira Raymundo tomou posse, no último domingo (7), como pároco da Missão Católica de Língua Espanhola da Diocese de Hildesheim, na Alemanha. Essa experiência pastoral além-fronteiras do membro do clero da Arquidiocese de Pouso Alegre estará vinculada a estudos de alemão, espanhol e Filosofia. Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, e a senhora Maria Inêz de Oliveira Raymundo, mãe do padre Thiago, acompanharam-no no início de suas novas atividades.
No dia 2 de janeiro de 2024, padre Thiago se despediu dos fiéis da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Pouso Alegre (MG), onde era vigário. Padres, amigos e familiares do padre Thiago fizeram um almoço de despedida e rezaram o Ângelus diante da imagem da padroeira, Nossa Senhora de Fátima. Dom Majella esteve presente e abençoou a viagem e a missão do padre Thiago. Além desse trabalho paroquial, o padre foi assessor arquidiocesano da Pastoral da Comunicação. Ele se licenciou temporariamente da Arquidiocese de Pouso Alegre e iniciou uma nova missão pastoral e de estudos na Alemanha, na Diocese de Hildesheim, para prosseguir com sua investigação doutoral em Filosofia.
No início de sua viagem à Alemanha, padre Thiago foi acompanhado ao aeroporto de Guarulhos (SP) por um grupo de padres e leigos das paróquias onde trabalhou no Brasil. Durante toda a sua viagem, ele foi acompanhado por dom Majella e sua mãe, Maria Inêz. A viagem durou 23 horas, com uma escala em Frankfurt. Eles chegaram ao destino final, Hannover, na quarta (3), às 23h.
Em Frankfurt, padre Thiago e seus acompanhantes foram acolhidos por José Antonio Vázquez e Viviana Rodriguez, membros da Missão Católica de Língua Espanhola. Aí, visitaram a Catedral Imperial de São Bartolomeu, no centro da cidade, onde eram coroados os imperadores do Sacro Império Romano-Germânico. As construções dessa igreja remontam ao século VII. Além disso, nessa cidade, estiveram na estação central de trens, na prefeitura, na igreja luterana de São Paulo (construída no século XVIII) e em uma ponte sobre o rio Meno.
Depois de Frankfurt, a viagem prosseguiu para Hannover, onde o padre Thiago terá residência. No aeroporto dessa cidade, o padre e seus acompanhantes foram recebidos pelo padre Ferrán Jarabo Carbonel, delegado das Missões Católicas de Língua Espanhola na Alemanha, e o senhor Rafael Ángel, presidente do Conselho Pastoral da Missão Católica de Língua Espanhola da Diocese de Hildesheim.
Após a acolhida no aeroporto, o padre e os acompanhantes seguiram para a casa onde será a sua residência oficial como pároco das Missões Católicas de Língua Espanhola. Nessa casa, o padre e os acompanhantes foram recebidos por María José Escribano Romero, Andres Aguas Ati, Rafael Ángel e padre Ferrán. Padre Thiago recebeu as chaves de sua nova casa, a qual foi abençoada por dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R.
Na sexta (5), padre Thiago, dom Majella e a senhora Maria Inêz foram a Hildesheim, sede da diocese, e tiveram um encontro privado com dom Heiner Wilmer, bispo local.
A diocese de Hildesheim foi fundada no ano de 815. A diocese conta com uma ação pastoral especial com imigrantes na Alemanha para valorizar a língua, a cultura e a religiosidade materna de cada povo estrangeiro. A Missão Espanhola reúne 20 mil fiéis estrangeiros de língua espanhola e portuguesa, de 24 países, presentes em 7 cidades alemãs: Braunschweig, Bremen, Cuxhaven, Hannover, Hildesheim, Lüneburg e Wolfsburg.
Por intermédio da Associação das Missões Católica de Língua Espanhola na Alemanha e seu delegado, padre Ferrán, padre Thiago foi acolhido em outubro de 2023 para esse trabalho pastoral e estudos na Diocese de Hildesheim.
Em um café na residência episcopal, dom Heiner, dom Majella, padre Thiago, a senhora Maria Inêz e a senhora Nadine Willke, colaboradora da Atenção Pastoral Especial para as Comunidades de outra língua materna (Besondere Seelssorge – Gemeinden anderer Muttersprachen) conversaram sobre o trabalho pastoral a ser realizado nas Missões de Língua Espanhola pelo padre Thiago e seus estudos de alemão, espanhol e Filosofia.
Após a reunião privada, dom Majella e padre Thiago concelebraram uma missa na catedral de Santa Maria, presidida por dom Heiner e concelebrada também por dom Heinz-Günter Bongartz, bispo auxiliar. Na missa, estiveram presentes os funcionários da cúria diocesana. No início da celebração, os brasileiros foram saudados oficialmente pelo bispo diocesano, que agradeceu ao arcebispo e padre brasileiro pela presença e disponibilidade do padre para a realização do trabalho pastoral com os católicos de língua espanhola. Para a senhora Maria Inêz, os funcionários da cúria local cantaram uma canção alemã como saudação de boas-vindas, além de ter sido acolhida pessoalmente por dom Heiner.
Após a missa, ocorreu uma confraternização entre os presentes. Além disso, os brasileiros fizeram uma visita ao seminário da diocese, à basílica de São Godehard, à capela Santa Cruz, onde padre Thiago celebrará missas com católicos de língua espanhola, e ao museu da catedral, o qual reúne peças sacras de mais de 1000 anos, já que a diocese de Hildesheim foi fundada no século IX.
No sábado (6), às 11h, dom Majella presidiu missa, concelebrada por padre Thiago, na igreja San Martin, da qual participaram fiéis de língua espanhola e portuguesa. Na tarde desse dia, padre Thiago, dom Majella e a senhora Maria Inêz visitaram a igreja Santa Maria, onde está localizado o Centro de Pastoral Internacional da Diocese de Hannover. Lá, saudaram catequizandos, catequistas e outros fiéis leigos da Missão Espanhola. Conheceram as dependências do escritório da Missão Espanhola, rezaram e abençoaram os fiéis e fizeram uma confraternização de boas-vindas.
No domingo (7), pela manhã, com a temperatura em – 4º C e neve, padre Thiago, sua mãe e dom Majella, acompanhados do senhor Rafael Ángel, visitaram o Campo de Concentração Bergen-Belsen, no distrito de Cellen, que funcionou de 1940 a 1945. Na 2ª Guerra Mundial, sob comando dos nazistas, lá foram mortos em torno de 70 mil pessoas, entre elas, judeus (30 mil), soviéticos (20 mil), comunistas e homossexuais. Após a guerra, o campo serviu como espaço para acolhimento de refugiados e grande parte de seus edifícios foi destruída. Hoje, nesse campo, há um centro de visitantes, um obelisco, um espaço de oração e reflexão e um cemitério.
Nesse campo de concentração, entre os sepultados, estão os corpos de Anne Frank e de sua irmã, Margot Frank, que morreram lá em fevereiro de 1945. Anne Frank (1929-1945) e Margot Frank (1926-1945) foram adolescentes alemãs, de origem judaica, vítimas do Holocausto. Para dom Majella e padre Thiago, a visita ao campo foi uma oportunidade de memória histórica, oração e reflexão sobre as consequências da violência e da guerra.
Na tarde do dia 7, às 17h30 (13h30, horário de Brasília), padre Thiago, sua mãe e dom Majella estiveram na Basílica São Clemente. Nessa igreja, o padre brasileiro tomou posse da sua nova missão.
Assista a gravação da Missa e Tomada de Posse do Padre Thiago como pároco da Missão de Língua Espanhola aqui.
Padre Christian Hennecke, conselheiro do vicariato geral da Diocese de Hildesheim e representante diocesano para a pastoral com católicos de outras línguas maternas, presidiu a missa, leu a nomeação do padre Thiago como pároco da Missão Católica de Língua Espanhola e acolheu os participantes brasileiros e fiéis locais e imigrantes. Na missa, esteve presente o padre Jorge Blanco, subdelegado das Missões Católicas de Língua Espanhola na Alemanha, representando o padre Ferrán, delegado nacional. Os presentes celebraram a Solenidade da Epifania, em alemão e com partes em espanhol e português. Também houve destaque para a participação festiva dos reis magos e das crianças das comunidades da Missão Espanhola.
Padre Thiago, em sua primeira homilia com seus novos fiéis, acolheu aqueles que representavam os reis magos e passou a palavra ao dom Majella e a sua mãe, Maria Inêz. O arcebispo de Pouso Alegre falou sobre a importância da Solenidade da Epifania e destacou o início da missão do padre brasileiro. A senhora Maria Inêz agradeceu a acolhida e pediu aos membros da Missão Espanhola que cuidassem bem de seu filho. Ao final de suas palavras, dom Majella e a senhora Maria Inêz saudaram o padre Thiago e o abençoaram.
Em sua homilia, padre Thiago explicou o sentido da liturgia celebrada, relacionando-a com o processo de sua preparação para a nova missão, suas motivações e objetivos e agradecendo aos presentes.
Leia a homilia do padre Thiago aqui.
Ao final da missa, padre Thiago saudou os novos fiéis e as crianças receberam presentes dos reis magos. Uma confraternização foi realizada após a celebração eucarística, na qual as chaves da Missão Espanhola foram entregues ao seu novo pároco, por Rafael Ángel.
Encerrando suas atividades em Hannover, dom Majella, na madrugada desta segunda (8), seguiu viagem para Roma. Acompanhado do padre Thiago e Rafael Ángel, o arcebispo embarcou no aeroporto local. Em Roma, o arcebispo brasileiro terá agenda de reuniões em dicastérios da Cúria Romana.
Confira as imagens.
Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo
Fotos: Arquivo/Missões Católicas de Língua Espanhola – Diocese de Hildesheim