Padre Elton defende tese de doutorado em Filosofia

8 de março de 2023

Membro do clero arquidiocesano, padre Elton Cândido Ribeiro defendeu, ontem (7), tese de doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Padre Elton, pároco da paróquia São Francisco de Assis e Santa Clara, em Pouso Alegre (MG), e ecônomo do arcebispado, é também professor de História da Filosofia Moderna, na Faculdade Católica de Pouso Alegre.

Para se especializar nas atividades acadêmicas, padre Elton fez investigação doutoral sobre o tema “A Doutrina do Faktum da Razão: um estudo da fundamentação da moral na crítica da razão prática a partir de alguns traços da história do desenvolvimento do pensamento ético de Kant”.

Seu orientador foi o professor Dr. Mario Ariel Gonzales Porta. Na defesa de sua tese, a banca examinadora foi composta pelos professores: Dr. Antonio Jose Romera Valverde, Dr. Marcelo Perine, Dr. Orlando Bruno Linhares e Dr. Pedro Monticelli.

Padre Elton escolheu pesquisar um tema e uma obra do filósofo Immanuel Kant, devido a seu interesse pela Filosofia Moderna e a ética kantiana. Em sua dissertação de mestrado, padre Elton estudou a obra de Kant “Fundamentação da Metafísica dos Costumes”, publicada em 1785. No doutorado, o novo doutor em Filosofia decidiu investigar outra obra kantiana: “Crítica da Razão Prática”, publicada em 1788. A partir dessa obra, padre Elton estudou uma doutrina de fundamentação da moral, conhecida como doutrina do fato da razão, à luz da filosofia pré-crítica de Kant, anterior à publicação da obra escolhida.

Cônego Wilson Mário de Morais, vigário-geral do arcebispado, padre José Luiz Faria Júnior e padre Reinaldo dos Santos, representado a Arquidiocese de Pouso Alegre, acompanharam a defesa da tese em Filosofia do padre Elton, ontem (7), na PUC-SP.

Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo
Imagens: padre José Luiz Faria Júnior e padre Elton Cândido Ribeiro

A imagem destacada da notícia traz padre Elton Cândido Ribeiro, seu orientador e avaliadores, na defesa de sua tese em Filosofia.