Padre Elton defende tese de doutorado em Filosofia
Membro do clero arquidiocesano, padre Elton Cândido Ribeiro defendeu, ontem (7), tese de doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Padre Elton, pároco da paróquia São Francisco de Assis e Santa Clara, em Pouso Alegre (MG), e ecônomo do arcebispado, é também professor de História da Filosofia Moderna, na Faculdade Católica de Pouso Alegre.
Para se especializar nas atividades acadêmicas, padre Elton fez investigação doutoral sobre o tema “A Doutrina do Faktum da Razão: um estudo da fundamentação da moral na crítica da razão prática a partir de alguns traços da história do desenvolvimento do pensamento ético de Kant”.
Seu orientador foi o professor Dr. Mario Ariel Gonzales Porta. Na defesa de sua tese, a banca examinadora foi composta pelos professores: Dr. Antonio Jose Romera Valverde, Dr. Marcelo Perine, Dr. Orlando Bruno Linhares e Dr. Pedro Monticelli.
Padre Elton escolheu pesquisar um tema e uma obra do filósofo Immanuel Kant, devido a seu interesse pela Filosofia Moderna e a ética kantiana. Em sua dissertação de mestrado, padre Elton estudou a obra de Kant “Fundamentação da Metafísica dos Costumes”, publicada em 1785. No doutorado, o novo doutor em Filosofia decidiu investigar outra obra kantiana: “Crítica da Razão Prática”, publicada em 1788. A partir dessa obra, padre Elton estudou uma doutrina de fundamentação da moral, conhecida como doutrina do fato da razão, à luz da filosofia pré-crítica de Kant, anterior à publicação da obra escolhida.
Cônego Wilson Mário de Morais, vigário-geral do arcebispado, padre José Luiz Faria Júnior e padre Reinaldo dos Santos, representado a Arquidiocese de Pouso Alegre, acompanharam a defesa da tese em Filosofia do padre Elton, ontem (7), na PUC-SP.
Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo
Imagens: padre José Luiz Faria Júnior e padre Elton Cândido Ribeiro
A imagem destacada da notícia traz padre Elton Cândido Ribeiro, seu orientador e avaliadores, na defesa de sua tese em Filosofia.