Padres, diácono e arcebispo participam de encontro de espiritualidade quaresmal

8 de março de 2023

Ontem e hoje (7 e 8), dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano, membros do clero e diácono participaram, em Pouso Alegre (MG), de encontro de espiritualidade quaresmal, orientado pelo padre Vinícius Geraldo Ponciano, C.Ss.R.

O evento de espiritualidade aconteceu no Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre. Os participantes se dividiram em dois grupos, com um dia de oração para cada um deles. No encontro, os participantes rezaram a Liturgia das Horas e acompanharam as palestras do assessor. Além disso, aconteceu também celebração penitencial, atendimento de confissão, adoração ao Santíssimo Sacramento e missa.

Clérigos que participaram da 2ª turma do Encontro de Espiritualidade Quaresmal, no dia 8 de março.

O encontro foi assessorado pelo padre Vinícius Geraldo Ponciano, C.Ss.R., que refletiu o tema “O presbítero diocesano à luz da espiritualidade que emana do mistério pascal”. O assessor apresentou elementos sobre a vocação e a missão presbiteral, o mistério pascal e a espiritualidade. Na sua fala, padre Vinícius ressaltou que, ao celebrar o Mistério Pascal, o presbítero diocesano é chamado a vencer o medo, recuperar a fé, reencontrar força e coragem para continuar dinamizando seu projeto de vida e missão.

“Com resiliência, o presbítero diocesano, a exemplo de Jesus, deve carregar sua própria cruz e saber lidar com seus fracassos, superar momentos difíceis e não ceder às pressões”, disse o padre Vinícius em um de seus momentos de reflexão.

O evento foi promovido pela Pastoral Presbiteral, coordenada pelo padre Heraldo José dos Reis, reitor do Seminário Arquidiocesano. Os seminaristas acolheram os participantes e assessoram as atividades promovidas nos dois dias.

Para dom Majella, o encontro de espiritualidade quaresmal dos clérigos da arquidiocese é um exercício para crescerem na fé e na vivência da vocação, fortalecendo a prática do bem e do serviço, seguindo os exemplos do Cristo Mestre.

Veja mais fotos do encontro.

Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo
Imagens: seminarista Márcio Aurélio Gonçalves Junior