Padre Vanderlei toma posse canônica em Turvolândia

23 de março de 2018

O Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre, Dom José Luiz Majella Delgado – C.Ss.r., presidiu a Eucaristia nesta quinta-feira (22) na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, quando também deu a posse canônica ao novo pároco, padre Vanderlei de Assis Xavier. Padres e centenas de fiéis participaram da celebração.

No início da celebração foi feita a leitura do Decreto de posse canônica. De joelhos, de frente para o altar, padre Vanderlei fez a sua profissão de fé e juramento de fidelidade, como é pedido a todo cristão que vá assumir um ofício dentro da Igreja.

Em sua reflexão após o Evangelho, o Arcebispo afirmou que o sacerdote é o homem escolhido por Deus para ser intérprete da Sua Palavra junto ao Seu povo.

“E com o nosso olhar nos sofrimentos de Maria, a Mãe da Piedade, nós aqui nos colocamos para ouvir a Palavra de deus e rezar juntos pelo ministerio sacerdotal do padre dessa paróquia. As leitruas nos ajudam a refletir sobre o tema da aliança. Assim foi a Primeira Leitura, narrando aquele encontro da Palavra de Deus com a fé de Abraão. Deus conversa com Abraão e, nesse encontro, Deus apresenta para Abraão a promessa de uma nação. Abraão vai ter uma prosperidade, vai ter uma terra. O encontro da Palavra de Deus com Abraão gera a Aliança. O que é Aliança? uma relação de amor que movimenta a gratuidade e a gratidão. Nós estamos para empossar um sacerdote nesta Paróquia. O sacerdote é aquele escolhdio por Deus para estar junto do povo e ser intérprete do povo nesse encontro da Palavra de Deus e da fé do povo. O sacerdote é um intermediário, é aquele que através da reflexão da Palavra, da vida de oração, através da administração dos Sacramentos, vai guiando os fiéis a compreenderem este encontro com Deus. O sacerdote é um homem de Deus. O que esperamos de um homem de Deus? que tenha uma intimidade com Deus, e essa intimidade com Deus brota da vida de oração”, disse.

Após a homilia, dando continuidade ao rito canônico, o novo pároco foi conduzido pelo Arcebispo até a porta da Matriz, onde lhe entregou as chaves da Igreja; à pia batismal; ao confessionário; ao Sacrário; e, por fim, à cadeira da presdiência. Após a assinatura dos documentos, Dom Majella, com muita alegria, apresentou padre Vanderlei para toda comunidade paroquial.