Padres e fiéis realizam 2ª Peregrinação do Clero

22 de novembro de 2022

Hoje e ontem (22 e 21), grupo de padres e fiéis da arquidiocese de Pouso Alegre (MG) realizou a 2ª Peregrinação do Clero, percorrendo o Caminho Monsenhor Alderigi.

A segunda edição da Peregrinação do Clero contou com a participação de 26 pessoas, sendo 10 padres e 16 fiéis. O grupo foi formado por familiares e acompanhantes dos clérigos peregrinos.

Participantes da 2ª Peregrinação do Clero, no Caminho Monsenhor Alderigi. Foto: padre Fabiano Cezar da Silva.

Os participantes fizeram o Caminho Monsenhor Alderigi, que passa pela zona rural de Jacutinga (MG), Ouro Fino (MG), Andradas (MG) e Santa Rita de Caldas (MG). Em dois dias, os peregrinos caminharam 57 km. No trajeto, eles realizaram momentos de oração do Terço, meditação da Palavra de Deus, celebração de missas e convivência. O lema do evento foi “Caminhar juntos e renovar a vocação”.

Certificados de participação, carimbados nos locais de parada e entregues aos participantes. Foto: Divulgação ACMA.

No caminho, os peregrinos foram acolhidos por fiéis das comunidades São Sebastião dos Robertos, Barra, Campestrinho, São José da Ventania e Pião, pertencentes às paróquias Santo Antônio (Jacutinga), Nossa Senhora da Piedade (Crisólia/Ouro Fino), São Sebastião (Andradas) e Santa Rita de Cássia (Santa Rita de Caldas). A acolhida dos peregrinos teve o apoio dos padres Alexandre Acácio Nogueira, Fabiano Cezar da Silva, cônego Simão Cirineo Ferreira, Arquimedes Carvalho de Andradre e Samuel de Faria Gâmbaro, que trabalham nas paróquias por onde passa o caminho. Além disso, a secretaria de Turismo e a Defesa Civil de Jacutinga assessoraram o evento.

Nos dias 21 e 22, participantes da 2ª Peregrinação do Clero caminharam e rezaram por estradas rurais de Jacutinga, Ouro Fino, Andradas e Santa Rita de Caldas. Foto: padre Fabiano Cezar da Silva.

Na noite de ontem (21), dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano, presidiu missa na comunidade Campestrinho, para incentivar e abençoar os padres e fiéis peregrinos.

Dom Majella e padres peregrinos concelebraram missa na noite de segunda (21), na comunidade Nossa Senhora Aparecida, bairro Campestrinho, paróquia São Sebastião (Andradas). Foto: Vanessa Lima.

O Caminho Monsenhor Alderigi foi criado em 2019 por associação homônoma (ACMA), sendo seu responsável o senhor Odval Aparecido Bertolassi. A criação foi uma parceria entre os municípios onde se localiza o caminho e a arquidiocese de Pouso Alegre, representada pelo padre Rodrigo Carneiro Paiva Mendes, membro da Causa de Beatificação do monsenhor Alderigi.

Fiéis do bairro Campestrinho, na missa presidida por dom Majella, na 2ª Peregrinação do Clero. Foto: Vanessa Lima.

A Peregrinação do Clero é um evento anual da Pastoral Presbiteral, organizado pelos padres Thiago de Oliveira Raymundo e Edson Aparecido da Silva. Foi iniciado em novembro de 2021, quando 12 padres e dom Majella fizeram o Caminho da Obediência, em Congonhal (MG).

Da esquerda para a direita, padre Carlos Cezar Raimundo e Antônio Aparecido Muniz, participantes da 2ª Peregrinação do Clero. Chegada ao santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Rita de Caldas. Foto: Claubene Fernandes.

A terceira edição da Peregrinação do Clero será realizada em agosto de 2023. Os padres e acompanhantes peregrinos farão o Caminho da Prece, que passa pelas cidades de Jacutinga, Ouro Fino (MG), Inconfidentes (MG) e Borda da Mata (MG).

Monsenhor Alderigi Maria Torriani (1895-1977) foi padre da arquidiocese de Pouso Alegre, nascido em Jacutinga. Exerceu seu ministério por 50 anos em Santa Rita de Caldas. Faleceu com fama de santidade e, atualmente, a Igreja Católica o considera Servo de Deus, a partir de processo para sua beatificação e canonização. Os restos mortais do monsenhor se encontram no santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Rita de Caldas.

Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo

A imagem destacada da notícia traz dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., e participantes da II Peregrinação do Clero, ao final da missa celebrada no bairro Campestrinho, em Andradas. Foto: Vanessa Lima.