Padres e leigos da Arquidiocese de Pouso Alegre participam da 3ª Peregrinação do Clero

9 de agosto de 2023

De 6 a 8 de agosto, 19 peregrinos, padres e cristãos leigos, participaram da 3ª Peregrinação do Clero, percorrendo o “Caminho da Prece”, localizado nos municípios de Jacutinga, Ouro Fino, Inconfidentes, Tocos do Mogi e Borda da Mata.

A Peregrinação do Clero é um evento promovido pela Pastoral Presbiteral e a Secretaria Arquidiocesana de Pastoral, organizado pelos padres Edson Aparecido da Silva e Thiago de Oliveira Raymundo, que procura fortalecer a espiritualidade e a vocação dos padres por meio da experiência de peregrinações.

Os peregrinos, ao longo dos 70 Km do “Caminho da Prece”, vivenciaram momentos de espiritualidade ao caminharem com mais pessoas, serem acolhidos por fiéis de comunidades rurais e urbanas, rezarem em várias capelas e igrejas, contemplarem a beleza da Casa Comum, partilharem experiências de fé, alcançarem objetivos, vivenciarem a simplicidade, deslocarem-se por longas distâncias, experimentarem a superação e fortalecerem a vocação cristã e presbiteral.

As paróquias Santo Antônio (Jacutinga), Santo Antônio (Ouro Fino), São Geraldo Magela (Inconfidentes) e Nossa Senhora do Carmo (Borda da Mata) apoiaram o evento. Os padres Alexandre Acácio Nogueira, Adilson Antônio Firmino, Genésio Donati Prado, João Bosco de Freitas, Fábio de Souza Leão, Adilson da Rocha, Samuel Araújo Ferreira e Rafael Silva Pires Xavier, que trabalham nessas paróquias, acolheram os peregrinos, com o apoio voluntário de fiéis das comunidades.

Em sintonia com o 3º Ano Vocacional, promovido na Igreja Católica no Brasil, os peregrinos refletiram durante o evento o tema “Caminhar juntos: vocação, graça e missão”.

No dia 8 de agosto, na Basílica de Nossa Senhora do Carmo, em Borda da Mata, dom José Luiz Majella Delgado, CSsR, arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, os padres Adilson da Rocha (reitor), Samuel Araújo Ferreira e Rafael Silveira Pires Xavier (vigários) e os fiéis da paróquia acolheram os peregrinos no encerramento da 3ª Peregrinação do Clero.

No encerramento da 3ª Peregrinação do Clero, foram anunciados a data e o caminho escolhidos para a próxima edição do evento. A escolha se deu por meio de votação entre os peregrinos. A 4ª Peregrinação do Clero será no dia 5 de agosto de 2024 e será no “Caminho das Graças”, de 34 Km, passando por Borda da Mata, Tocos do Mogi e Bom Repouso.

Veja mais fotos do evento, aqui!

Texto: padres José Luiz Faria Junior e Thiago de Oliveira Raymundo

Fotos: Peregrinos e Pastoral da Comunicação / Paróquias Santo Antônio (Jacutinga), São Geraldo Magela (Inconfidentes), Nossa Senhora do Carmo (Borda da Mata).